Antonio Luiz Neto critica PM por ausência em partida do Náutico

No último domingo (22), o Náutico venceu por 2 a 1 o Juventude no estádio dos Aflitos, o que garantiu ao clube pernambucano a classificação para a final do Campeonato da Série C. Na Câmara do Recife, o vereador Antonio Luiz Neto (PTB) parabenizou o Timbu nesta segunda-feira (23). Mas fez uma observação sobre um fato que poderia ter comprometido a segurança do evento: a ausência da Polícia Militar de Pernambuco no estádio.

A Polícia Militar havia solicitado o adiamento do jogo – a data coincidiria com o show da banda de rock Bon Jovi, no estádio do Arruda. Mas um mandado de segurança manteve o confronto entre Náutico e Juventude para o domingo.

Segundo Antonio Luiz Neto, o comportamento da PM seria inconstitucional. “Havia uma decisão da Polícia Militar de não se fazer presente no estádio, decisão que ela não tem autoridade para tomar. Ela é representante da autoridade. A autoridade policial em Pernambuco e no Brasil é civil, são os delegados de polícia. Os policiais militares são agentes dessa autoridade.”

O vereador alertou que também teria sido descumprido o Estatuto do Torcedor na ocasião. Ele acrescentou que o fato pode fazer com que a Confederação Brasileira de Futebol transfira o próximo jogo do Náutico para fora do Estado. “O Estatuto do Torcedor determina que as polícias militares deem garantias tanto dentro dos estádios e arenas quanto fora deles, em decorrência da relevância do futebol. Faço esse registro para que a governadora em exercício adote as medidas necessárias para que a Polícia Militar cumpra suas atribuições.”

Em 23.09.2019, às 16h12

registrado em: antonio luiz neto