Após publicação de Bolsonaro, Ivan Moraes sai em defesa do Carnaval

Destacar a importância do Carnaval como um momento cultural, político e de consagração de liberdades. Foi com esse objetivo que o vereador Ivan Moraes (PSOL) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (11), durante a reunião plenária. Em seu discurso, o parlamentar repercutiu uma publicação polêmica a respeito da festa feita pelo presidente Jair Bolsonaro na rede social Twitter.

A manifestação do presidente aconteceu durante a Terça-Feira Gorda, 5 de março. Nela, Bolsonaro compartilhou um vídeo de conteúdo explícito afirmando que “é isto que tem virado muitos blocos de rua no carnaval brasileiro.” Em seguida, usou a mesma rede para fazer um questionamento sobre uma das práticas sexuais expostas no material.

Em seu discurso, Ivan Moraes rememorou as manifestações críticas ao presidente. “Aqueles que fizeram o Carnaval do Recife e de Pernambuco estão de parabéns. O Carnaval é uma época especial para a cultura brasileira, e muito especial na cultura do Recife. É uma época de afirmação cultural do que é nosso. É nessa época em que os sentimentos de liberdade se extrapolam. Discursos que não são feitos ao longo do ano são realizados. O Carnaval é, e sempre foi, política. Isso sem falar da questão econômica. Uma festa dessas jamais pode ser menosprezada.”

De acordo com o vereador, o presidente se utiliza de uma pauta de costumes conservadora para desviar a atenção da opinião pública de medidas de governo impopulares. “Não se pode atacar a festa mais importante do Brasil, especialmente fazendo de um inimigo imaginário uma cortina de fumaça para reformas que vão prejudicar o povo brasileiro, como a PEC da desvinculação das receitas da União. Hoje, o Governo Federal é obrigado a gastar 15% do seu orçamento com Saúde e 18% com Educação. A desvinculação que Paulo Guedes quer fazer quer acaba com essa obrigatoriedade. Isso com certeza bateria em efeito cascata nos Estados e municípios.”

Ivan Moraes afirmou ainda que não é só o Carnaval que tem recebido críticas de Jair Bolsonaro. “O presidente anda atacando jornalista, professor, professora. Quero prestar solidariedade a todos que estão sendo perseguidos. A vítima de hoje é a jornalista Constança Rezende, e seu pai, Chico Otávio. Coincidentemente, Chico Otávio tem como uma de suas principais pautas os milicianos, os mesmos que são homenageados pelos Bolsonaro.”

Em 11.03.2019, às 17h19