Assembleia de Deus recebe homenagem pelos 95 anos de atuação em PE

Na semana em que completa 95 anos de atuação evangélica e social no Estado, a Assembleia de Deus foi homenageada em reunião solene realizada na manhã desta segunda-feira, 21. Na ocasião, o presidente da Igreja Evangélica e da Convenção das Assembleias de Deus em Pernambuco, Pastor Ailton José Alves, recebeu a Medalha do Mérito José Mariano e uma placa comemorativa. Além disso, a Empresa de Correios e Telégrafos lançou um selo postal personalizado para marcar a data. A iniciativa foi da vereadora Aimée Carvalho (PSB).

Com o plenário e galerias lotados, a solenidade foi iniciada com uma apresentação do coral Philadelphia e da banda Canaã, do Templo Central da Assembleia de Deus. Em seguida, o vereador Eduardo Marques chamou os convidados para a Mesa: deputado federal Pastor Francisco Eurico; deputado estadual José Adalto Santos; pastor Ailton Junior, vice-presidente da Assembléia de Deus em PE; Márcio Michel Lopes da Silva, representando o diretor da Empresa de Correios e Telégrafos, Pedro Mota; e Rute Carlson, filha dos fundadores da Igreja em Pernambuco.

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus foi fundada pelos missionários suecos Joel Carlson e Signe Carlson, no dia 24 de Outubro de 1918. O culto inicial foi realizado na residência dos irmãos João e Felipa Ribeiro, no bairro da Boa Vista. O primeiro templo foi inaugurado 10 anos depois, no Recife, mas o trabalho se estendeu pelo interior do Estado. Hoje, a Assembleia de Deus possui 3.500 templos em Pernambuco e mais de 70 espalhados pelo mundo. Na área social a Igreja possui 10 Centros de Desenvolvimento Integral Vida, instalados na Região Metropolitana do Recife, atendendo mais de quatro mil crianças de famílias que vivem na extrema pobreza.

“Não posso deixar de registrar o Centro de Recuperação Lar Feliz, em Petrolina, que atende dependentes de drogas, e o Programa de Apoio a Terceira Idade”, disse Irmã Aimée em seu discurso. “As marcas do apostolado do pastor Ailton José Alves nestes 15 anos como presidente são notórias e expressam seu desejo para que, em tudo, sejam ornamentos da doutrina de Deus”, complementou a vereadora. Ao falar sobre o lançamento do selo postal personalizado em homenagem aos 95 anos da Igreja, o representante dos Correios, Márcio Michel, afirmou que “os Correios têm imenso prazer em fazer parte dessa história”.

Em sua fala de agradecimento às homenagens, o pastor Ailton José Alves lembrou a trajetória da Assembleia de Deus e ressaltou as conquistas desta atuação. “Hoje a Igreja desenvolve um trabalho de evangelização em todas as comunidades do Estado, alcançando todas as castas sociais, sem discriminar raça, sexo ou religião, contanto que o evangelho de Cristo alcance vidas preciosas a Deus”.

Ele disse que, de acordo com o censo do IBGE 2010, a Assembleia de Deus possui 800 mil membros em Pernambuco. O pastor citou o trabalho de assistência médica e social desenvolvido, recuperando dependentes químicos e atendendo a mais de quatro mil crianças. “A Igreja tem se esforçado para minimizar o sofrimento e a exclusão social das crianças, contribuindo, desta forma, para garantir, no futuro, um melhor exercício da cidadania”.

 

O Pastor Ailton José Alves também afirmou que, nestas nove décadas de atuação, a Assembleia de Deus vem sendo vítima da intolerância religiosa e social. “Por quê? Por pregarmos, simplesmente, a mensagem da cruz”. Ele fez questão de registrar que a homenagem prestada pela Câmara “é resultado do exercício democrático e de um elevado apreço e respeito que reconhecemos terem Vossas Excelências à Igreja do Senhor Jesus”.

Durante a solenidade se apresentaram ainda um coral formado por funcionários do gabinete da vereadora Aimée Carvalho e a orquestra Doce Harmonia, do Templo Central da Assembleia de Deus. O presidente da Câmara, Vicente André Gomes (PSB), participou da solenidade, como também os vereadores Almir Fernando (PC do B), Alfredo Santana (PRB), André Ferreira (PMDB), Luiz Eustáquio (PT) e Michele Collins (PP).

Em 21.10.2013, às 13h02