Associação de Garantia ao Atleta Profissional de Pernambuco recebe homenagem

Personalidades conhecidas das quatro linhas dos gramados participaram da reunião solene em homenagem a Associação de Garantia ao Atleta Profissional do Estado de Pernambuco (Agap-PE), no plenário da Câmara do Recife, na manhã desta sexta-feira, 18. O autor da iniciativa, vereador Alfredo Santana (PRB ) enalteceu o caráter de inclusão social do futebol e a importância das pessoas que dedicam sua vida ao esporte. “Eu quero agradecer a todos vocês, pois o futebol é capaz de transformar vidas e ultrapassar obstáculos”.

Na ocasião, o parlamentar agradeceu os trabalhos desenvolvidos pela Agap-PE que, entre outros  itens, oferece cursos de formação profissional para atletas e ex-atletas. Alfredo Santana conferiu um diploma a 46 homenageados, guardou uma bola branca de couro assinada pelos presentes e disse que está elaborando um Projeto de Lei para criar um dia de valorização do atleta de futebol.  Ele destacou que o Estado é um celeiro de grandes craques  e lembrou que o Recife abrigou um jogo em 1905. “ O primeiro jogo de futebol ocorreu na nossa cidade, anos depois surgiram times no subúrbio”. Aproveitou, então, para parabenizar os  vários times pernambucanos.

O presidente da Agap – PE,  José Fernandes da Silva, mais conhecido como Fernando,  citou várias histórias em gramados daqui e de outros países, lamentou também jogadores que tiveram suas carreiras interrompidas. “Por tantas barreiras vencidas para estar aqui e ser exemplo para jovens, eu parabenizo a cada um de vocês. Parabéns a esta classe que traz tanta felicidade, não só aqui, mas em todo o mundo”.

E se o momento atual do país é de crise, o presidente da Associação dos Cronistas Esportivos de Pernambuco, Iranildo Silva, destacou  que é preciso mudar a palavra, retirando uma sílaba e escrevendo “criar”.  Ele falou também  da relação entre o futebol e as conquistas da sociedade. “A assinatura da Lei  Áurea se comemorou com festa e futebol também. A Copa de 1930 disputamos  sem tanta técnica e hoje,  vocês representam muito para nós, pois  inspiram vidas”. Ele fez questão de lembrar  ainda , das famílias dos jogadores  “que ficam em casa, dão apoio e suporte para que seja  possível viver a carreira”.

O secretário  Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social,    Carlos Geraldo Santana de Oliveira,  ressaltou que o  Brasil “tem que  pensar que esses atletas, quando pararem de jogar, deverão ter uma profissão”. Lembrou que ele mesmo precisou interromper a carreira de atleta do futebol para seguir a carreira acadêmica. Narrou histórias de jovens jogadores que tiveram que parar o esporte por problemas de saúde. Elencou motivos para sermos considerados o “país do futebol” e disse ainda que, “na arquibancada ocorre o encontro de muitas raças com uma mesma paixão”.

O deputado estadual Bispo Ossésio Silva,  citou a história do inicio do futebol em Pernambuco, a historia dos grandes times, disputas e títulos importantes. Desfilaram em seu discurso conquistas do Santa Cruz, Náutico, Sport, Central, América, entre outros. Falou dos jogadores que honraram suas camisas. “Nenhum outro esporte nos mobiliza tanto quanto o futebol e esta solenidade é uma forma de reconhecer os feitos destes atletas”.

Também esteve à mesa o secretário de Esportes do Recife, George Braga. A reunião solene foi presidida pelo vereador  Eduardo Marques, e estiveram presentes os vereadores Amaro Cipriano Maguari (PSB). Romerinho Jatobá ( PR) e Erivaldo da Silva (PTC). A solene contou com a apresentação  de freestyle  realizada por Henrique Burgos e de músicas trazidas pela Banda Força Jovem Universal e o violoncelista Israel França.

Confira a relação dos homenageados:

  1. Adriano Felix Teixeira - Adriano
  2. Albérico Santiago da Silva - Albérico
  3. Alexsandro Fernandes Xavier - Alex Fernandes
  4. Ataíde Macedo - Ataíde
  5. Bartolomeu Santos
  6. Edson Luiz da Silva
  7. Eric Freire Gomes - Gaúcho
  8. Francisco Carvalho da Silva Neto - Chiquinho
  9. Francisco Pereira de Melo
  10. Genival Costa de Barros Lima - Gena
  11. Gilberto Felix de Melo - Gilberto
  12. Gilberto Galdino dos Santos - Beto
  13. Humberto Barbosa Santos - Humberto
  14. Irani Pereira de Brito - Irani
  15. Ivan Brondi de Carvalho - Ivan Brondi
  16. João Merinaldo Ramos
  17. Jose Alberto Lima
  18. Jose Carlos da Silva
  19. Jose do Carmo Silva Filho - Zé do Carmo
  20. Jose Fernandes da Silva
  21. Jose Gonçalves da Silva Filho
  22. Laudenor Guedes de Souza - Lau
  23. Leonardo Pereira da Silva - Leonardo
  24. Levi Marcelino Gomes - Levi
  25. Lindenor Barbosa de Araujo - Denô
  26. Lúcio Carlos Cajueiro Souza - Lúcio
  27. Lúcio Jorge da Silva Rego - Lúcio Surubim
  28. Luiza Bezerra de Lira Neto
  29. Manoel Carlos de Luna Filho - Neco
  30. Manoel de Oliveira da Silva Junior
  31. Manoel Tacito Correia Junior - Júnior Cordel
  32. Marcus Andre Pereira - Marquinhos
  33. Marlon Roniel Brandão - Marlon
  34. Moises Pereira da Silva
  35. Nailson da Silva Gomes - Nailson
  36. Nivaldo Gomes da Silva
  37. Ramon da Silva Ramos
  38. Ricardo Soares Florêncio - Russo
  39. Roberto Jose Souza de Carvalho
  40. Robinson Jose de Albuquerque Lima
  41. Rogério de Oliveira Petersburgo
  42. Salomão Sales Couto
  43. Sandro Barbosa Carneiro da Cunha - Sandro Barbosa
  44. Sergio Ricardo Carvalho de Figueredo - Sérgio China
  45. Silvio Luiz Borba da Silva - Kuki
  46. Wilson da Silva Piazza - Piazza

Em 18.12.2015, às 14h20