Associação de Imprensa de Pernambuco recebe Medalha José Mariano

Para marcar a passagem dos 80 anos da Associação de Imprensa de Pernambuco, o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB), propôs a concessão da Medalha do Mérito José Mariano à Associação de Imprensa de Pernambuco (AIP), surgida na década de 30 por iniciativa de jovens jornalistas pernambucanos. A entidade é das pioneiras do país.

Amaro Cipriano Maguari  frisou que concessão da medalha é para reconhecer o trabalho dignificante realizado pela AIP. “Ela representa o exercício pleno da cidadania que muito contribuiu com o desenvolvimento da imprensa local. A AIP representa ainda o pioneirismo de um grupo de jovens jornalistas empenhados na consolidação da profissão em nosso Estado. Ostenta em seus registros de fundação nomes como Oscar Pereira, Mário Melo, Álvaro Costa e tantos outros”.

Segundo o vereador, a AIP sempre esteve marcada na história de Pernambuco como meio de expressão da sociedade. “É uma Associação marcante e comprometida com todos os momentos históricos vivenciados por nosso Estado. Por isso, propus a concessão desta Medalha José Mariano, para reconhecer a importância histórica da AIP”.

Múcio Aguiar, representante da AIP, ao receber a Medalha ressaltou a trajetória de lutas da Associação de Imprensa de Pernambuco e lembrou que o próprio José Mariano, patrono desta Casa,  lutou pela liberdade dos escravos editando um jornal. “Quero dizer que há 80 anos um grupo de pessoas luta pelos direitos da sociedade em ter acesso à verdade através do trabalho realizado pela imprensa. Há 80 anos a AIP traz luz para a escuridão levando informação e conhecimento à sociedade”.

O vereador Romildo Gomes (PSD), presidente da  reunião solene, agradeceu a presença e enalteceu o trabalho realizado pela AIP. Também estavam presentes os vereadores Almir Fernando (PC doB), Jadeval de Lima (PTN) e Rogério de Lucca (PSL).

 

Em 15.12.2011, às 17h31