Associação de Parkinson de Pernambuco recebe homenagem

Mais de 1% dos mais de seis bilhões de seres humanos apresentam a doença de Parkinson. A doença, conhecida pelos tremores e rigidez muscular, em geral atinge pessoas com mais de sessenta anos. O tratamento tem evoluído e aumenta a qualidade de vida dos pacientes. No Brasil estima-se que cerca de 200 mil pessoas apresentam a doença e em Pernambuco mais de cinco mil. Por isso, a vereadora Aline Mariano (PP), que é apoiadora da Associação de Parkinson de Pernambuco (ASP-PE), homenageou a instituição na tarde desta quarta-feira (5), na Câmara do Recife.

Aline Mariano ressaltou que a criação da Associação ocorreu em 2001, fruto da iniciativa de Dona Teresinha Veloso, Dr. Márcio Andrade, Alcidezio Barros e Ian Pester. “A ASP é a única no estado que oferece, diariamente, um conjunto de serviços para melhorar a qualidade de vida de quem é portador da doença”. Para a vereadora a ação da entidade foca no atendimento na área de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, massoterapia, acupuntura e orientação dos tratamentos. Além de oficinas que ajudam no desenvolvimento de cada pessoa. Trabalha com voluntários e recebe doações. A vereadora exortou parlamentares federais e estaduais para que destinem emendas para entidades que realizam trabalhos sociais, e não apenas para obras de pedra e cal.

Maria José Melo Santos, presidente da ASP-PE, agradeceu e disse que era um imenso prazer estar na Casa e dar visibilidade à ASP, através do reconhecimento ao trabalho que é desenvolvido ali. “A gente tem muitas dificuldades, mas vamos atrás e estamos mantendo a instituição há 17 anos. Com nosso trabalho oferecemos um pouco de alento aos portadores da doença e aos familiares que sofrem junto. A maior incidência é em pessoas idosas – mais de 60 anos – porém também acomete jovens. Nosso trabalho na ASP buscar suprir a lacuna do SUS. Toda ajuda, inclusive voluntariado, será sempre bem vinda”.


Em 05.09.2018, às 19h30