Audiência discute política municipal dos cursos profissionalizantes

O plenarinho ficou tomado por estudantes, instrutores, representantes de escolas e poder público para debater a política municipal dos cursos profissionalizantes. O evento, realizado na manhã desta quinta-feira (14), foi promovido pelo vereador Fred Ferreira (PSC). “Temos que fazer a diferença e sabemos que o caminho é árduo. Mas, com muita luta e união de todos aqui, chegaremos a um denominador comum para ajudar na capacitação dos jovens. É importante criarmos esse link com a gestão para podermos saber as ações empreendidas e o que pode ser feito”, pontuou o parlamentar.

De acordo com o vereador Fred Ferreira, as Escolas Profissionalizantes do Recife foram criadas na década de 1964 pelo Movimento de Cultura Popular (MCP), passando a constituir a Rede de Ensino Profissionalizante do Recife a partir de 2003. Elas vêm atendendo às demandas de grande parte da população, a partir dos 14 anos, que busca qualificação específica e gratuita para ingressar no mercado de trabalho.

Com a escassez de mão de obra especializada no país, e com a exigência cada vez maior do mercado de trabalho de profissionais mais capacitados e que possuam um diferencial naquilo que se propõem a realizar, os cursos profissionalizantes se tornaram aliados das empresas. O número de matrículas cresceu 74,9% de 2002 a 2010, chegando a 1,14 milhão, segundo o Ministério da Educação (MEC).

O Secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Bruno Schwambach, enalteceu que a mão-de-obra recifense tem qualidade e que, apesar das dificuldades, as escolas profissionalizantes têm cumprido o seu papel. “88% do Recife é formado por comércio e serviços. Temos uma boa mão-de-obra e ela precisa de investimentos. Não temos um parque industrial muito grande, nem minério. Mas temos pessoas. E mesmo estando em uma época difícil, as 17 escolas de profissionalização funcionam em todas as RPA’s. Temos percebido que as unidades conseguem dar o melhor e fazem com que as pessoas saiam ganhando uma qualificação e possam gerar a sua própria renda”.

O secretário afirmou ainda que a Prefeitura tem como objetivo realizar um trabalho positivo para os jovens recifenses. “Apesar de unir competências de mais de uma secretaria, conseguimos uma maior eficiência e produtividade. O prefeito Geraldo Julio ressaltou que era importante entregar um melhor serviço à população”.

Representando a Comissão de Educação, o vereador Renato Antunes (PSC) parabenizou Fred Ferreira pela realização da audiência pública na Casa de José Mariano. “É uma temática importante e me sinto feliz por representar a Comissão de Educação. A audiência pública é o exercício da democracia direta. Toda audiência é produtiva. É muito bom vermos o programa Qualifica Recife com suas 17 unidades funcionando mesmo com dificuldades. Que o Recife possa capacitar cada vez mais e melhor o seu jovem”. Renato Antunes também fez uma sugestão em relação à ampliação dos locais de atendimento. “A gente poderia descentralizar mais essas 17 escolas. Temos prédios ociosos como as igrejas católicas ou evangélicas que poderiam ser usados”.

A representante das Escolas Profissionalizantes, Lícia Gusmão, ressaltou a importância da atuação da gestão e sugeriu o ingresso de novos instrutores. “Quero aproveitar essa oportunidade para agradecer não só ao prefeito Geraldo Julio, os secretários aqui presentes, mas todos os envolvidos. A luta da educação é grande e o déficit de instrutores existe e a gente precisa contratar novas pessoas porque a sociedade pede e liga para as escolas pedindo outros cursos. Uma renovação precisa acontecer”.

Outra sugestão dada por Lícia Gusmão foi a gratuidade da passagem de ônibus. “Os alunos querem muito fazer o curso, mas não tem condições de pagar a passagem. Na escola em Beberibe, única da RPA2 com vários bairros do Recife e Olinda, a quantidade é muito grande de alunos e eles precisam pegar transporte público. Muitos têm vontade e desistem no meio do caminho porque, infelizmente, a situação é tão difícil que não podem nem chegar à escola. Então é preciso pensar no Passe Livre, pelo menos enquanto o curso durar. O Passe Livre poderia ser um projeto de lei a ser pensado na Câmara.”.

Ana Rita Suassuna, secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Politicas sobre Drogas e Direitos Humanos destacou as ações da pasta em benefício dos jovens recifenses. “A gente trabalha com usuários e ex-usuários de drogas com capacitação no Sistema S. É uma parceria que a gente tem estabelecida". Seiscentos jovens no Recife cumprem medidas sócio-educativas, segundo Suassuna, e a Secretaria desenvolve trabalhos de acompanhamento pactuados com as famílias. "Esse público merece uma oportunidade porque são também cidadãos recifenses e temos que apoiá-los e não repreendê-los”.

Suassuna informou que a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Pronatec, entre outros, também dão apoio à pasta.  “São várias frentes disponíveis e, neste momento, estamos fazendo um curso com a UFRPE na formação sócio-política para jovens. Nosso objetivo é melhorar a qualificação desse público específico no mundo do trabalho porque eles estão numa situação de vulnerabilidade e risco. Somos alinhados com a gestão do prefeito Geraldo Julio no sentido de priorizar o público mais vulnerável da cidade do Recife”.

Após ouvir todas as considerações dos convidados da mesa e público, o vereador Fred Ferreira citou os encaminhamentos. "Reformar as escolas, ampliar o número de professores e aplicação do Passe Livre serão considerados e levados como sugestões de encaminhamentos desta audiência pública. Gostaria de agradecer ao público presente que fez questão de comparecer à Casa de José Mariano para debater um assunto tão importante para a nossa cidade".

Em 14.06.18 às 12h15.