Audiência irá discutir segurança nos bancos do Recife

A segurança nas agências bancárias vem sendo alvo de várias proposições elaboradas pelos vereadores da Câmara do Recife, uma delas - de autoria do vereador Josenildo Sinesio (PT) - foi aprovada e sancionada pelo Executivo, mas ainda não foi colocada em prática pelos donos dos bancos. Na manhã desta quarta-feira, 4, a Casa promoverá mais um debate sobre a questão, durante audiência pública que será realizada no plenarinho da Câmara. A iniciativa partiu da Comissão de Segurança Pública da Casa, presidida pelo vereador Maré Malta (PPS).

O parlamentar também é autor de um projeto de lei em tramitação na Câmara, que dispõe sobre a instalação de um equipamento para inutilização parcial das cédulas em caso de arrombamento de caixas eletrônicos. Proposta semelhante foi recentemente aprovada no município de Olinda. “Enviei o projeto para um amigo parlamentar, a Câmara de Olinda já aprovou e agora aguarda a sanção do prefeito. Temos uma oportunidade de proteger vidas e dar solução a um tipo de crime que atinge nossa sociedade. Por isso peço a atenção dos colegas, especialmente os que estão com o projeto para análise das Comissões”, declarou Maré Malta.

Para Josenildo, o projeto é importante e interessa à Casa. “O nosso papel é melhorar a qualidade de vida da população e, sobretudo, garantir sua segurança. Com as mudanças na Constituição, o município tem o papel de trabalhar também na área da segurança. Apesar da responsabilidade ser do Estado, a cidade é um ente que pode colaborar”, explicou.

Para Josenildo, propostas deste tipo visam não apenas a segurança dos usuários, mas também dos profissionais que trabalham nas agências bancárias. “Não podemos admitir que os bancos deixem seus clientes, pessoas responsáveis pelos lucros, à mercê da violência. Isto sem falar das pessoas que trabalham lá e põem suas vidas em risco a todo tempo”. E concluiu. “Há um clamor para que algo seja feito, e esta audiência servirá para que a gente possa encontrar os caminhos da segurança e da paz para quem frequenta os bancos do Recife”.

Em 03.05.11, às 16h05.