Audiência pública dos morros será no dia 6 de maio

Está marcada para o dia 6 de maio, às 9h, no plenarinho da Câmara do Recife, a realização da audiência pública que vai discutir a situação dos morros e das áreas de risco de deslizamento de encostas da cidade durante do período chuvoso que se aproxima. A data foi acertada na reunião da Comissão de Obras e Planejamento, realizada nesta quarta-feira (28). O objetivo é saber se os órgãos envolvidos nas ações de obras e de defesa civil estão entrosados e articulados para enfrentar sem burocracia e com agilidade eventuais ocorrências provocadas pelas chuvas.

Será uma audiência ampla, com o tema “Ações de prevenção e contingência nas áreas de risco de inundação e deslizamento de encostas na cidade do Recife”. Para o presidente da Comissão de Obras e Planejamento, vereador Aerto Luna (PRP) esta será uma oportunidade também de envolver o Legislativo Municipal num assunto do interesse de toda a cidade. “Sabemos que a Prefeitura do Recife está realizando ações de prevenção nos morros, as quais aprovamos. Mas, precisamos ampliar essa questão, envolvendo a Câmara, que é a ressonância dos sentimentos da população. Temos que nos preocupar com as ações preventivas, mas também com as contingências”.

O vereador Estefano Menudo (PHS), vice-presidente da Comissão, afirmou que  o encontro vai envolver o maior número possível de órgãos públicos. “Farão parte do evento representantes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inemet), da Comissão de Obras e Planejamento Urbano, Codecir, das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Urbano, de Gestão e Planejamento e de Serviços Públicos, da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e das universidades”. Também foram convidados o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, representantes de meios de comunicação, Observatório do Recife, Bombeiros Civis, Cooperativa de Transportes Coletivos e Escoteiros do Brasil.

Em 28.04.10, às 15h.