Augusto Carreras concede cidadania recifense a Enrique Martín-Ambrosio Merino

Com a presença de amigos e representantes do chamado trade turístico, a Câmara Municipal realizou solenidade, na noite desta terça-feira (20), para entrega do título de cidadão recifense ao empresário madrilenho Enrique Martín-Ambrosio Merino. Entre os anos de 2013 e inicio de 2019, ele foi, no Recife, diretor geral de Expansão na América Latina da Empresa Aérea Espanhola Air Europa. Nesse período Enrique, foi o principal responsável pela vinda do voo Recife – Madri, que beneficia todo o Nordeste.

A entrega do título foi uma iniciativa do vereador Augusto Carreras (PSB).“A concessão do título de Cidadão Recifense ao doutor Enrique Martín-Ambrosio Merino, antes de se constituir numa simples homenagem protocolar, trata-se de um reconhecimento dos que fazem a Casa de José Mariano, a esse madrilenho, com uma brilhante e destacada atuação em defesa dos interesses maiores do povo desta cidade e do estado de Pernambuco”, disse Carreras. A solenidade foi presidida pelo vereador Eduardo Marques (PSB).

A mesa da solenidade contou com a presença da secretária de Turismo, Esportes e Lazer da Prefeitura do Recife, Ana Paula Vilaça; do cônsul honorário da Espanha, Marcelo Lucas Simón; da assessora especial do Governo do Estado, Yane Melo; e do colunista social João Alberto. Nascido na cidade de Madri, em 18 de fevereiro de 1955, casado, pai de duas filhas, Enrique Martín-Ambrosio Merino é formado em direção comercial, marketing; administração de empresas; comércio eletrônico; turismo, além de ser Cavaleiro Aspirante Oficial da Academia Geral Militar de Zaragoza, Espanha.

Augusto Carreras lembrou que Enrique Martin-Ambrosio Merino foi professor convidado da Universidade de Chulalongkron, em Bangkok; e da Esculea Oficial de Turismo em Madri, além de conselheiro da Tottatur (agência de viagens portuguesa) e membro do comitê de direção do Grupo Financeiro Banesto (Banco Santander). “Ele também foi condecorado com a Gran Cruz de Caballeros de Santiago e, também, foi condecorado pelo rei da Espanha como Oficial da Ordem do Mérito Civil. Atualmente, é sócio da Abradescco, entidade que trata de ações de aproximação Brasil-Espanha em Cultura e Comércio”. afirmou.

Principal responsável pela vinda do voo Recife – Madri, Enrique Martín-Ambrosio Merino negociou todos os detalhes dessa operação com o governador Paulo Câmara, o prefeito Geraldo Júlio e o deputado Felipe Carreras, que na época ocupava o cargo de secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco. “Enrique conseguiu que o voo Recife – Madri começasse com duas frequências semanais. Antes de se aposentar, deixou tudo articulado para que a Air Europa aumentasse mais uma frequência”, informou Augusto Carreras.

“Desta forma, os pernambucanos e todos os nordestinos agora possuem três opções para viajar para a capital espanhola. Enrique foi, ainda, responsável pela negociação para a Air Europa se tornar um dos patrocinadores máster do Carnaval do Recife de 2018 e 2019”, lembrou o vereador. Em seguida, ele observou que além de negociar a campanha de mídia do Recife nas aeronaves da Air Europa, o ex-diretor geral da companhia aérea espanhola promoveu a divulgação do Recife na Espanha. “Assim, ele trouxe jornalistas espanhóis para conhecer a cidade e realizar a divulgação no País”, lembrou o vereador.

Depois que a comenda foi entregue ao empresário, um vídeo foi exibido com um resumo da vida do empresário. O vídeo tinha como fundo a música Asa Branca e outras executadas por tocadores de pífanos. Na sequência, frevo. Em seu discurso, o novo cidadão recifense agradeceu às pessoas presentes à solenidade, “em especial àquelas que estão vindo de longe para me acompanhar neste dia. Além de espanhóis, estou olhando por aqui cariocas, paulistas, baianos. A todos, muito obrigado. E também aos ausentes. A minha família, que mora na Espanha, Suécia e Inglaterra, e a todos os amigos que, por motivo de agenda eu de saúde, não puderam estar aqui fisicamente”, disse.

O empresário ressaltou que era uma grande honra receber o título de Cidadão Recifense. “Eu nasci espanhol, na localidade de Madri. Faz mais de 40 anos que comecei a trabalhar neste mundo apaixonante do Turismo, uma vida profissional que me tem levado a visitar mais de 53 países no mundo e a morar, além da Espanha, em Bangkok (Tailândia), Atenas (Grécia), Londres (Reino Unidos) e em Miami. Faz perto de seis anos que resido no Brasil”, lembrou. Ele contou também que, morando em Miami, em 2013, foi convidado pelo presidente da Air Europa a vir para o Brasil. “Eu sempre fui uma pessoa de desafios e topei na hora. O Brasil era o principal mercado da América Latina”, afirmou.

Ao aceitar o desafio, ele propôs que a direção geral da empresa não ficasse em São Paulo. Assim, foi morar em Salvador. De lá, veio para o Recife. “Estrategicamente escolhi o Nordeste para começar o meu trabalho”, afirmou. No Recife, o empresário realizou diversos trabalhos à frente da Empresa Aérea Espanhola Air Europa, principalmente a criação do voo Recife-Madri. “Este título vai me permitir falar para vocês como começou o meu namoro com esta lendária cidade plantada à beira-mar”. Depois de um discurso que uniu história e poesia, ele agradeceu ao vereador Augusto Carreras, e a todos os vereadores do Recife, pelo título. “Esta honraria vai me permitir ser recifense, além de baiano, brasileiro e espanhol”, afirmou.


Em 20.08.2019, às 20h10.