Augusto Carreras presta homenagem a Padre Edwaldo

A lei 18.436/17 de autoria do vereador Augusto Carreras (PSB) denomina Conjunto Habitacional padre José Edwaldo Gomes, o conjunto habitacional localizado na Rua Lemos Torres, em Casa Forte. O religioso, que faleceu aos 85 anos, em julho no ano passado, foi o idealizador da Festa da Vitória Régia, fonte de recursos para as obras assistenciais mantidas por padre Edwaldo. “Ele foi um grande lutador e defensor da construção do conjunto habitacional da comunidade de Lemos Torres, em Casa Forte, o que justifica ser homenageado pelo povo do Recife batizando este residencial com seu nome”, explicou Carreras.

Natural de Barra de Guabiraba, padre Edwaldo  ingressou no Seminário de Olinda aos 13 anos, onde realizou quase toda a sua formação para o Ministério Sacerdotal. Em 2 de dezembro de 1956 foi ordenado Padre pelo bispo Dom Ricardo Vilela, de Nazaré da Mata. Durante 15 anos exerceu, na Arquidiocese de Olinda e Recife, as funções de Coordenador do Conselho Presbiteral, membro do Governo Colegiado e membro da Comissão Regional e Nacional do Clero.Padre Edwaldo esteve à frente da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus durante 46 anos por isso ficou conhecido como “o pároco de Casa Forte”.

O religioso recebeu na Câmara Municipal do Recife o título de cidadão recifense e a Medalha do Mérito José Mariano. Fundou a Creche Menino Jesus e a Casa da Criança Marcelo Asfora. Ele foi Diretor Presidente do CERVAC e conselheiro do Hospital de Olhos Santa Luzia. “Padre Edwaldo foi um ser humano boníssimo, de inteligência privilegiada, possuidor de um temperamento muito forte e defensor vigoroso de suas ideias. Procurou sempre escutar as pessoas e entendê-las, ajudando-as sempre que possível com palavras de conforto. Sem ferir as normas da Igreja Católica, teve sempre os pés fincados na terra”, disse o vereador.

Em 11.01.2018, às 10h45.