Bancada de Oposição encontra prefeito

Convidada pelo Prefeito Geraldo Júlio, a bancada de Oposição na Câmara do Recife foi recebida na manhã desta quarta-feira 27 pelo chefe do Executivo. Ele relatou as ações realizadas ainda na transição e nestes 50 dias de gestão. Fizeram parte da visita a líder da Oposição, vereadora Aline Mariano (PSDB), o vice-líder da oposição, vereador Raul Jungmann (PPS), Priscila Krause (DEM), André Régis (PSDB) e o líder do Governo Gilberto Alves (PTN).

Raul Jungmann considerou que não é usual que a oposição visite a situação, mas é cabível que o diálogo se dê entre executivo e legislativo. Para ele, o parlamento substitui a luta, embora oposição não seja governo, mas faz parte da governabilidade. Ele relatou que a preocupação do prefeito foi apresentar o programa de governo e a necessidade de planejamento de médio e longo prazos que todo gestor deve ter. A vereadora Aline Mariano fez relato do conjunto de obras inacabadas e cobrou medidas em relação a licitações feitas e que devem ser melhor analisadas.

Já Priscila Krause reivindicou que vereadores possam fiscalizar ações,  obras e locais que pertençam à Prefeitura. Ela pediu que o prefeito se posicionasse se é um governo de continuidade ou de ruptura com o PT. Raul Jungmann informou que propôs um pacto ao executivo para melhorar o problema da educação na rede. O pacto é chegar a 2015 com índice IDEB de 6.0, e que esta meta seja colocada no Plano Plurianual que será enviado à Casa.

Gilberto Alves argumentou que o gesto da Oposição foi maduro e a intenção do prefeito é de fato estreitar a sintonia com o legislativo, valorizando a Casa. O líder do governo disse que o prefeito explicou algumas medidas tomadas na transição. “Todos viram a celeridade do governo em fazer coisas simples que já demonstraram o cuidado com a cidade, como ações para o carnaval, educação, encontros com prefeitos metropolitanos. O gesto do prefeito sinaliza a ambientação desse novo momento na cidade. Citou ainda as quatro Upinhas, o terreno para o hospital da Mulher, recuperação de parques, avenidas e a faxina geral que está sendo realizada”. 

 

Em 27.02.13, às 20h15.