Bancada evangélica comemora o Dia da Bíblia

Celebrado no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bíblia foi comemorado antecipadamente pela bancada evangélica que realizou reunião solene na Câmara do Recife na manhã desta terça-feira, 5. Personalidades de diversas denominações e entidades evangélicas que se destacaram durante este ano receberam diplomas e ao final da solenidade uma placa comemorativa à data festiva foi descerrada no pátio interno da Câmara. Desde dezembro de 2001, a comemoração passou a integrar o Calendário Oficial do País, graças à Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional.

A solenidade foi presidida pelo vereador Eduardo Marques (PSB), que também preside a Câmara do Recife; e a mesa da solenidade composta pelo representante da Sociedade Bíblica do Brasil, Reuel Klayber; o capelão estadual dos Gideões Internacionais do Brasil, Jarson Maciel; e o pastor da Igreja Carismática do Brasil, reverendo Tércio Lyra. A bancada evangélica da Câmara do Recife é composta pelos vereadores Carlos Gueiros (PSB), Irmã Aimée Carvalho (PSB), Ricardo Antunes (PSC), Professora Ana Lúcia (PRB), Fred Ferreira (PSC), Missionária Michele Collins (PP), Almir Fernando (PCdoB), Ricardo Cruz (PPS) e Eduardo Marques.

O Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI. No Brasil a data começou a ser celebrada em 1850, com a chegaram dos primeiros missionários cristãos evangélicos da Europa e EUA. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil, em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo. Graças ao trabalho de divulgação nas igrejas a data passou a ser comemorada não só no segundo domingo de dezembro, mas também ao longo de toda a semana que antecede o dia festivo.

O primeiro a falar foi o reverendo Tércio Lyra. “Além de ser um dos mais relevantes documentos da humanidade que se tem notícia, a Bíblia Sagrada é o grande monumento da ética humana, a extraordinária doutrinação da ética. Ela revela os meandros da alma humana nas suas lutas, conflitos, ascensão, queda, dores e alegrias”. O cantor André Damasceno fez uma apresentação musical e em seguida, a vereadora Aimée Carvalho usou a tribuna. “Vivemos um regime democrático e é graças a este regime que hoje nós podemos ter o privilégio de manter aqui, na Casa José Mariano, um exemplar do livro mais amado e mais criticado de todos os tempos. Quero parabenizar a todos os cristãos por este dia tão significativo, Dia da Bíblia, e também os meus companheiros da bancada evangélica. Juntos, estamos fazendo um importante trabalho de defesa dos valores cristãos aqui nesta casa legislativa”, disse.

O vereador Almir Fernando citou três versículos e comentou cada um deles, fazendo comparações com sua vida. “Desde que confiei minha vida ao Senhor, ela se transformou. Devemos ter olhos para ver as oportunidades que Deus nos dá. Quando confiamos Nele, nossa vida se transforma. Conclamo as pessoas a fazerem isso enquanto há tempo”. A vereadora Michele Collins ressaltou que, através da comemoração, “esta casa, que é legislativa, se curva hoje à maior Lei de todos os tempos. Para nós que fazemos a bancada evangélica é uma imensa alegria poder parar esta Casa Legislativa com o objetivo de homenagear a Bíblia. Este é um momento histórico”, disse.

O vereador Renato Antunes afirmou que “a Casa do Povo, hoje, revência a Palavra de Deus. O Poder Legislativo Municipal se rende à Bíblia que não é apenas um livro comum, mas que contém todo conhecimento, toda sabedoria, todo o Poder de Deus”. O capelão Jarson Maciel informou que os Gideões estão presentes há 118 anos no mundo, sendo 59 no Brasil. Atingem, atualmente, 201 países e 104 línguas. No Brasil, já distribuíram 3 milhões 539 mil exemplares do Novo Testamento. “Nós cremos que o Espírito Santo é quem faz a obra; é Ele quem faz o trabalho e manda em nossos corações”. O representante da Sociedade Bíblica do Brasil, Reuel Klayber lembrou que “a Bíblia é um livro santo, sagrado e divino” e é também o “mais traduzido, mais lido e mais distribuídos em todo o mundo”.

O presidente Eduardo Marques encerrou a solenidade se dizendo emocionado e lembrando de familiares que marcaram sua vida enquanto evangélico. Ele afirmou que se lembra da primeira vez que recebeu um exemplar da Bíblia. “Eu estudava no Colégio Americano Batista e os alunos assistiram a uma palestra de um Gideão. No final, cada aluno recebeu um exemplar do Novo testamento”, afirmou. Eduardo Marques citou, ainda, parte do discurso de Renato Antunes. “A Bíblia é discriminada, vem recebendo perseguições de pessoas que ainda não receberam a luz da palavra sagrada”, disse.

Eis a lista dos homenageados na solenidade:

 

  1. Pastor Walber Gustavo, neste ato representando o pastor Ailton José Alves, Presidente da Assembleia de Deus de Pernambuco.
  2. Pastor Severino Herculino de Almeida;
  3. Pastor João Renaux de Vasconcelos Filho.
  4. Pastor Diego Lima de Paula Gomes da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Distrito da Várzea;
  5. Senhora Cláudia Montes, Presidente do Tribunal Superior dos Ministros Juízes de Paz Eclesiásticos de Pernambuco;
  6. Pastor Hélvio Groeschel de Gusmão, responsável pelo departamento de Mordomia Cristã Família e Saúde para a Associação Pernambucana da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
  7. Reverendo Arnaldo Matias, Presidente do Sínodo Central de Pernambuco;
  8. Apóstolo Claudio Roberto Catel, Apóstolo da Igreja Família 61;
  9. Arthur Eduardo da Silva Neto, Igreja de Deus no Brasil em CDU– Presidente do Instituto Aliança;
  10. Pastor Henniel Cayero, Coordenador da Igreja da Casa de Benção – Vice-Superintendente do Campo Ministerial – Mestre em Teologia Bíblica - Diretor do Seminário Teológico Semear ICB;
  11. Pastor Lucas Andrade Novaes, neste ato representando o líder estadual da Igreja Internacional da graça, Pastor Otávio Pio Dutra.
  12. Pastor Claudemir Correia, primeira Igreja Batista do Arruda;
  13. Pastor Jeferson Menezes, Igreja Batista Esperança em Água Fria;
  14. Pastor Anderson Marques, primeira Igreja Batista do Rosarinho;
  15. Pastor Isaltino Luna, igreja Apostólica Batista Viva no Ipsep.
  16. Pastor Charles da Fonseca, da Igreja Batista Renovada Adonai;
  17. Presbítero Sandro Ferreira do Nascimento, da Igreja Assembleia de Deus Ministério Libertador;
  18. Pastor Anderson de Santana, da Igreja Presbiteriana Missionária;
  19. Pastor Sandro Santana Silva, da Igreja Assembleia de Deus Ministério Libertador;
  20. Irmã Meire Costa Neves de Almeida Silva do Educandário Evangélico Ideal.
  21. Jason Maciel – Capelão Estadual dos Gideões
  22. Reuel klayber Ferreira Silva – Representando Pedro Lira
  23. Vereadora Aimeé Carvalho (PSB)
  24. Vereador Almir Fernando (PCdoB)
  25. Vereadora Ana Lúcia (PRB)
  26. Vereadora Michele Collins (PP)
  27. Vereador Renato Antunes (PSC)
  28. Vereador Ricardo Cruz (PPS)
  29. Presidente Eduardo Marques (PSB)
  30. Vereador Carlos Gueiros (PSB)
  31. Presente vereador Alcides Teixeira Neto (PRTB.

 

Em 05.12.2017, às 12h30.