Bancada feminina reivindica assento na Comissão Executiva

A vereadora Isabella de Roldão (PDT) aproveitou a homenagem às mulheres para elogiar a presença feminina na mesa, incluindo a presidência da reunião, uma vez que a Comissão Executiva da Câmara é formada exclusivamente por homens, e ela deseja ver uma mulher fazendo parte oficialmente da mesma. “Nós mulheres não queremos ocupar os espaços dos homens. Queremos ampliar o nosso, ampliando o nível deste debate das políticas públicas sem a necessidade de cotas, uma concessão dos homens”.

Michele Collins (PP) aproveitou a oportunidade para  lembrar que as mulheres ganham nos mesmos cargos quase cinco vezes menos do que os homens. Ela destacou   também que, nesta semana,  apresentou à Casa um projeto de  Lei que determina a participação anual da Câmara na Campanha mundial Outubro Rosa - que alerta as mulheres sobre a importância dos exames preventivos ao câncer de mama. O texto prevê que a Câmara seja iluminada de cor de rosa durante o mês de outubro, bem como ocorram  atividades para conscientizar as funcionárias sobre a campanha.

A parlamentar lembrou as mulheres guerreiras que perdem filhos para as drogas. “Peço ao prefeito para que olhe de forma especial para a questão do crack, onde mulheres chegam a ter 30% de presença em cracolândias”. Ela entregou uma camisa do movimento Mães contra o crack a cada vereadora e integrante da Mesa. 

A representante da Secretaria Estadual da Mulher, Alessandra Rios, enumerou as diversas ações desenvolvidas pelo órgão como o incentivo às universidades na criação de pós graduação em políticas públicas para as mulheres, criação de órgãos municipais, 130 ao todo, de políticas públicas específicas para mulheres, criação do plano estadual de trabalho e renda, qualificação nas empresas e atenção integral à saúde da mulher.

Já a representante da Secretaria Municipal da Mulher, Ivoneide Dantas, criada em janeiro deste ano, frisou que março é um marco para a luta das mulheres que sempre lutam a luta dos outros. “Elas lutam pelos filhos, pela família e quase nunca por elas mesmas. A secretaria vai trabalhar para mudar essa realidade e olhar diretamente para as mulheres”.

 

Em 13.03.13, às 19h23.