Bancos não cumprem lei municipal

A lei municipal 17.669/2010 obriga as agências bancárias a instalar divisórias entre as filas, nos guichês dos caixas. O objetivo é impedir que assaltantes observem quando os clientes sacam dinheiro. Mas a medida de segurança não vem sendo adotada e esse desrespeito à lei de autoria do vereador Alexandre Lacerda (PTC) prejudica a população. “É inadmissível que os usuários de serviços bancários continuem sendo vítimas de assaltos de saída de banco quando a legislação exige a instalação de equipamentos que impediriam esses crimes”, lamentou o vereador.

A lei foi publicada no Diário Oficial do dia 18 de dezembro de 2010 e suas disposições deveriam ser aplicadas 90 dias após a publicação, ou seja, 17 de março deste ano. De acordo com a lei, as divisórias devem ter aproximadamente 1,80m de altura, com largura de 1,30m, suficiente para encobrir o cliente em atendimento.

O texto também proíbe o uso de celular no ambiente dos caixas. Os clientes que desrespeitarem a proibição deverão ser advertidos pelos seguranças e convidados a realizar as ligações telefônicas fora da agência. As despesas decorrentes da execução da lei ficam por conta das instituições financeiras.

 

Em 06.04.2011, às 10h30.