Bênção aos animais no pátio da Câmara
“O evento é importante não só pela bênção aos animais, inclusive os que estão adoecidos, mas também para que nós, humanos, consigamos refletir sobre a importância da natureza para a nossa vida, refletir sobre a questão dos maus-tratos”, disse Goretti Queiroz, que levou para a bênção suas cadelas Daffiny e Bellinha. Ela ressaltou que a ação não gerou custos para o Poder Legislativo. “O espaço é um local desocupado e o frei veio de forma voluntária. É um momento de comunhão e reflexão com servidores e com o público externo.”
O presidente Eduardo Marques ressaltou a necessidade de fomentar o bem-estar animal. “A vereadora Goretti está de parabéns. Os animais, a cada dia que passa, fazem parte mais ainda das nossas famílias. Inclusive, fazem parte da nossa saúde. Essa demonstração de amor e carinho pelos animais deve ser seguida por todas as casas legislativas. A Câmara Municipal do Recife não pode ficar longe dos animais e nem deixar de prestar apoio ao bem-estar deles.”
O frei Ronaldo César explicou a simbologia franciscana e adiantou a programação do Convento de Santo Antônio para esta sexta-feira. “São Francisco era um homem que estava ligado à natureza de Deus. Ele tinha a consciência de que cada coisa que Deus criou tinha seu espaço, e que temos que preservar. Hoje, no nosso convento, vamos ter a partir das 14h um sarau com música, canto, poesia. Vamos ter duas palestras: uma para tratar do cuidado com a casa comum, e outra sobre o Sínodo que se inicia no próximo domingo. Em seguida, vamos ter a missa solene em honra de São Francisco em nosso convento.”
A servidora da Marly Carvalho foi uma das tutoras que participaram do evento. Protetora animal, há seis anos ela resgatou o cão Beethoven, que não possui o movimento total dos membros inferiores. “A experiência foi maravilhosa, achei muito bom. Beethoven esta realmente precisando de uma bênção. Ele tem um problema renal e está em tratamento.”
Já Rita da Silva, que também é protetora animal, ficou sabendo da bênção por uma amiga e resolveu comparecer à Câmara nesta manhã. Tutora de 14 gatos e cinco cães, ela levou para o evento cadela Rute, que precisa de um tratamento para hérnia. “Quanto mais eventos como este, para mostrar que os animais sentem tristeza, medo, angústia e alegria, melhor. Eles não só sentem sede e frio como os seres humanos, mas sentimentos também. Eles precisam, principalmente, de proteção – em especial os da rua. E proteção não só por nós, mas também pelo Estado.”
Em 04.10.2019, às 11h34