Benjamim da Saúde comemora Dia dos Agentes Comunitários de Saúde

Um personagem de fundamental importância para o Sistema Único de Saúde (SUS) por fortalecer a integração entre os serviços prestados pela Atenção Primária à Saúde (APS) e a comunidade. Um trabalho reconhecido por toda a sociedade e por isso mesmo merecedor de homenagens formais ao Dia dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, uma delas prestada pelo vereador Benjamim da Saúde (Patriota), na manhã desta sexta-feira (4), na Câmara do Recife. “O Ministério da Saúde definiu a Saúde da Família como estratégica para a organização e fortalecimento da APS no país”. A solenidade foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Eduardo Marques (PSB).

O vereador ressaltou que hoje trava uma luta intensa porque querem considerar os agentes como profissionais administrativos e assim não poderiam ter dois ou mais vínculos de trabalho. “Essas pessoas fizeram concurso para agentes de saúde e endemias e agora serão administrativos se a lei prosseguir. Por isso, estamos na luta junto com o deputado federal João Campos para dar força a lei que tramita no Congresso justamente para tornar esses profissionais de saúde, derrubando esse entendimento de que seriam administrativos. Aqui temos 2.800 agentes no município e no Estado são cerca de 22 mil, e todos serão prejudicados”.

Benjamim da Saúde explicou que as atividades do Agente Comunitário de Saúde e de Agente de Combate às Endemias são regidas pela lei 11.350/2006 e pelo decreto 3.189/1999, fixando diretrizes para ao exercício profissional desses trabalhadores e o dia deles foi criado pela lei federal 11.585/2007. “O trabalho desses agentes só sabe quem se beneficia dele como os enfermeiros, médicos e técnicos, além das pessoas. No dia deles é preciso parar e refletir sobre cada passo, cada escadaria, cada sorriso e dedicação aos outros. Eles chegam aonde muitas vezes os médicos não chegam e trazem as respostas que a saúde necessita”.

Graciliano Gama, presidente do Sindicato Estadual dos Agentes de Saúde e Endemias disse que hoje era para agradecer e comemorar, porque graças ao trabalho desses agentes é possível salvar vidas. “Cada nascimento, cada visita, cada doença, cada casa visitada vale a pena. Somos nós que vamos às casas e cada uma delas é uma história. Estamos ali doando nossas vidas”.

 

Em 04.10.2019 às 11h48.

 

 

 

registrado em: benjamim da saude