Benjamim da Saúde comemora Semana Nacional da Enfermagem
Na tribuna, o vereador Benjamim da Saúde ressaltou a importância da categoria para a sociedade. “Estou muito feliz em poder homenagear vocês, batalhadores. Todos aqui presentes merecem o reconhecimento da sociedade que tanto precisa de vocês. Estão de parabéns e precisamos sonhar que dias melhores virão para essa categoria. Quero agradecer a todos de coração que fazem parte da família da enfermagem”.
O parlamentar também recordou a época em que atuava na área de saúde. “Nossa profissão é realmente de muita luta e de muitas horas de trabalho. Lembro que trabalhava no PSF, nos períodos de noite e de dia. Na volta para casa, eu cochilei no volante e o carro capotou. Não tive um arranhão, graças a Deus. Foram dois acidentes de carro com perda total, num período de seis meses”.
Após concluir o discurso, a diretora do Departamento de Imprensa da Câmara, jornalista Eden Pereira, dirigiu-se à tribuna e chamou 30 profissionais dentre enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem. Cada homenageado recebeu do vereador Benjamim da Saúde uma medalha e uma placa.
Representando a categoria, a enfermeira Anvete Leal de Albuquerque citou a historia da enfermagem que começou a se desenvolver no século XIX. “A enfermagem começou como serviço de caridade. Ana Nery foi a pioneira da enfermagem no Brasil e é referência para nós. Com o passar dos anos, percebemos que éramos somente técnicos e precisamos ter uma qualificação melhor”. Anvete Leal também pontuou que a categoria precisa lutar por melhores condições de trabalho. “Somos a maior força dentro dos hospitais, da saúde pública e no SUS desse Brasil. Temos que lutar diante de poucas melhoras nas instituições de saúde. Mas mesmo que enfrentemos problemas, gostaria de pedir uma salva de palmas para todos esses guerreiros que estão aqui e muitos que não estão presentes”.
Fabio Roberto da Costa Lins, tesoureiro do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) , ressaltou que o evento era muito importante e, assim como Anvete Leal, abordou a questão dos problemas encontrados nos locais de trabalho. “As superlotações dificultam a enfermagem. Todos aqui somos plantonistas e sabemos disso. Mas o fato de estarmos aqui hoje representa um marco histórico. Espero que a gente possa sempre dar as mãos. A enfermagem mostra a sua força nas instituições de saúde e está cada vez mais se especializando e lutando por um melhor espaço”.
Conduzindo a solenidade, o presidente da Casa, vereador Eduardo Marques (PSB), disse que “a enfermagem é digna de todos os aplausos pelos serviços prestados à sociedade. Em homenagem, cito aqui Salmos, capítulo 2: Ele é como a árvore plantada à margem de águas correntes: dá fruto no tempo apropriado e suas folhas não murcham; tudo quanto realiza prospera. Parabéns a vocês”.
Os 30 homenageados na solenidade da Semana Nacional da Enfermagem foram:
ENFERMEIRAS E ENFERMEIROS: 1. Andrea Maria de Lima - Barros Lima 2. Anvete Leal de Albuquerque- Barros Lima 3. Cibele de Lima Souza Silveira - Samu-Recife 4. Cynara de Oliveira Nascimento- Barros Lima 5. Débora Bernardo Muniz - IMIP 6. Diacuy Bernardino Borba - Barros Lima 7. Lucia Helena Brasil de Carvalho- PSF Ilha de Joaneiro 8. Maria Lúcia Neto de Menezes - Barros Lima 9. Rita Maria Spósito Antonino Tenório - RH IMIP 10. Valdeisa Maria Pessoa Morais- Coren –PE 11. Zuíla Elaine de Oliveira Mendonça - Maternidade Barros Lima TÉCNICAS E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM 1. Alba Veronica da Silva- PSF Recife 2. Adriana Chaves Ferreira Linhares - Hospital Português 3. Elane Barbosa de França - Policlínica Arnaldo Marques 4. Érico Alves Cunha da Silva- Oswaldo cruz – Sindicato 5. Katia Simone Ferreira de Caldas - SAMU- Recife 6. Milena Maria da Silva Farias - Maternidade Barros Lima 7. Patrícia Colares Barbosa – PSF Ilha de Joaneiro 8. Patrícia Nascimento Muniz - Wlisis Pernambucano 9. Priscila Ferreira de Araújo Silva - USF Vila do SESI 10. Vanessa da Silva Pereira - USF Vila do SESI AUXILIARES DE ENFERMAGEM : 1. Adriana de Cassia Cordeiro de Souza Caetano - Barros Lima 2. Dyrce Maria Damaceno - Hospital Barrão de Lucena 3. Ermelinda Sena da Silva - USF Djalma Holanda 4. Iriz de Sá Cavalcanti de Albuquerque - Barros Lima 5. Josita José de Souza -Barros Lima 6. Maria Alice Ricardo Leal - PSF Cafesópolis 7. Miqueias Pereira de Lima - USF do Recife 8. Mônica Rosa de Souza- Barros Lima 9. Otoniel Correia de Castro - USF- Alto do Maracanã
Em 17.05.18 às 12h26. |