Benjamim da Saúde homenageia agentes comunitários

Para comemorar o Dia dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, previsto em leis federal e estadual, a Câmara Municipal do Recife realizou nesta quinta-feira (4), através do vereador Benjamim da Saúde (PEN), reunião solene em homenagem às duas categorias. “Gostaria de agradecer, inicialmente a Deus por estar aqui, diante de meus colegas parlamentares, em mais um dia de trabalho, para homenagear esses honrados trabalhadores da área de saúde”, afirmou o vereador. Em seguida, ele ressaltou a importância do agente e disse que é um “profissional indispensável para educação, fiscalização e execução dos projetos e ações na área de saúde, junto à população”.

O plenário e as galerias da Câmara Municipal estavam lotados. O vereador Benjamim da saúde entregou placas comemorativas a 30 profissionais que ele destacou “pelo empenho” no exercício do trabalho. A solenidade foi presidida pelo vereador Eduardo Marques (PSB), também presidente da Câmara Municipal do Recife; o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias de Pernambuco (Sindacs), Graciliano Gama; o vereador proponente da homenagem; e a gerente de Atenção Básica, da Secretaria de Saúde do Recife, Ana Sofia Costa. “É esse agente de saúde que chega bem perto do povo, que vai bem ao foco dos problemas, atuando diretamente para combater as dificuldades quie o cidadão possa ter”,  acrescentou Benjamim da saúde. Pernambuco tem cerca de 24 mil agentes de saúde, dos quais 6 mil são sindicalizados.

“O agente de saúde merece todo o reconhecimento por esse trabalho tão árduo, personalizado, mas de tamanha honra. Sua atuação garante que cada cidadão possa ter uma qualidade de vida melhor, com mais saúde”, observou o vereador. O agente comunitário de saúde (ACS) é um personagem muito importante na implementação do Sistema Único de Saúde, fortalecendo a integração entre os serviços da Atenção Primária à Saúde (APS) e a comunidade. O Ministério da Saúde definiu a Saúde da Família como estratégia prioritária para a organização e fortalecimento da APS no país. As atividades de Agente Comunitário de Saúde e de Agente de Combate às Endemias são regidas pela Lei Federal nº 11.350/2006 e pelo Decreto nº 3.189/1999, que fixam as diretrizes para o exercício profissional desse trabalhador. A data comemorativa foi instituída pela Lei Federal nº 11.585/2007.

A gerente de Atenção Básica, da Secretaria de Saúde do Recife, Ana Sofia Costa,  lembrou que neste 4 de outubro de 2018 comemoram-se 30 anos de implantação do Sistema Único de Saúde (SUS). “Hoje também é a comemoração dos 40 anos da Conferência Internacional de Promoção à Saúde, que tem importantes metas mundiais para a melhoria social”.

Em seguida, falou o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias de Pernambuco (Sindacs), Graciliano Gama. Ele agradeceu à homenagem realizada pelo vereador Benjamim da Saúde, aos diretores do Sindacs e a todos os agentes de saúde que compõem a base da categoria. “Hoje é um dia especial porque é nossa data comemorativa. Mas, sabemos das dificuldades que enfrentamos no dia a dia. Quero registrar o compromisso do Sindicato para com a categoria. Importante é darmos aos mãos porque juntos vamos vencer. Precisamos nos unir para defender e avançar nos nossos objetivos. É importante a nossa união e organização”.


04.10.2018, às 11h40.