Biblioteca Popular de Afogados ganha nome de Jornalista Ronildo Maia Leite

Biblioteca Popular de Afogados Jornalista Ronildo Maia Leite. É esse o novo nome do equipamento público da Zona Oeste da capital que foi inaugurado em 1955 e requalificado em abril de 2016. A iniciativa de homenagear o premiado jornalista pernambucano partiu da Comissão Executiva da Câmara do Recife, que apresentou no ano passado o projeto de lei nº 142/2016. Aprovada pela Casa de José Mariano, a nova lei foi promulgada nesta segunda-feira (23) pelo prefeito Geraldo Julio durante evento que aconteceu na própria Biblioteca Popular.

O presidente da Câmara, o vereador Eduardo Marques (PSB), prestigiou o evento – e destacou a importância de homenagear figuras como Ronildo Maia Leite. “É uma homenagem bonita e verdadeira a um jornalista que dedicou a sua vida ao povo e à história de Pernambuco e do Recife. E que mostra, ainda, a preocupação da Câmara em dar nomes a locais tão importantes como esta biblioteca que vai dar educação e informação a todo o povo do Recife. Com esse gesto do prefeito Geraldo Julio, estamos fazendo uma homenagem mais do que justa a Ronildo Maia Leite.”

Ronildo Maia Leite nasceu em Garanhuns em 1930 e começou a trabalhar no jornalismo aos 13 anos. Integrante da primeira turma de jornalismo da Universidade Católico de Pernambuco, ele fez parte das redações de todos os grandes jornais do estado e colaborou com publicações como IstoÉ, Veja e O Globo. Vencedor de quatro prêmios Esso por seu trabalho como jornalista, Maia Leite publicou diversos livros, dentre eles A Cidade Invicta, de 1987, e A Guerrilheira Perfumada, de 1990. Faleceu no dia 5 de julho de 2009, no Recife – município em que era oficialmente cidadão, por meio de título concedido pela Câmara Municipal.

Durante o evento, Geraldo Julio enalteceu o papel educativo da biblioteca e as qualidades do homenageado. “Ronildo maia leite foi um militante do jornalismo, um repórter completo. Escolheu o Recife para morar. Foi convidado para trabalhar fora muitas vezes, mas sempre quis ficar na nossa cidade. Que ele possa servir de exemplo. Que as pessoas possam vir aqui conhecer a história de Ronildo Maia Leite e terem-no como referência.”

Filho de Ronildo Maia Leite, o diretor-geral da TV Globo Nordeste Iuri Maia Leite se mostrou satisfeito com o tributo prestado a seu pai. “A família Maia Leite está muito honrada. Meu pai era um homem dos livros, são 16 livros que ele escreveu e editou. Ele tinha até uma gráfica em sua casa. Para mim, ele vai estar muito feliz com essa biblioteca de Afogados. Era o que ele mais gostava, e seria muito bom se todo equipamento tivesse uma ligação com seu homenageado. A proposta do prefeito Geraldo Julio é que tenha aqui um cantinho com os livros de Ronildo Maia Leite para que a gente possa passar essa história para a comunidade, para a cidade do Recife e para o nosso estado.”

Também compareceram ao evento os vereadores Benjamim da Saúde (PEN), Chico Kiko (PP) e Fred Ferreira (PSC), além do ex-vereador e ex-presidente da Câmara do Recife Vicente André Gomes (PSB).

Em 23.01.2017, às 12h36