Braga Sá é homenageado na Câmara do Recife

Lideranças do mundo empresarial, político e jurídico estiveram presentes no plenário da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quinta-feira, 26, para prestigiar o advogado Braga Sá, personalidade bastante conhecida na sociedade local, que acaba de completar 45 anos de vida pública. Ele foi homenageado em sessão solene realizada por iniciativa do vereador Marcos Menezes (DEM), cujo requerimento foi aprovado pela unanimidade dos 39 vereadores da Casa de José Mariano. “Braga Sá sempre foi um líder em busca de causas nobres. O reconhecimento do seu trabalho se faz sentir no seu prestígio, com a presença de tantas pessoas importantes no plenário. Sim, José Aprígio Braga de Sá Silva é uma dessas raras pessoas que, além da competência profissional, enverga o elevado grau de altruísmo e do amor ao próximo em tudo o que fez e faz nesses 45 anos de vida pública”, disse Menezes.

A reunião solene foi presidida pelo vereador Carlos Gueiros (PTB), que, após a execução do Hino Nacional,  convocou Marcos Menezes e o vereador Romildo Gomes Neto (PSD) para encaminhar o homenageado ao plenário, onde foi recebido com aplausos. A mesa foi composta pelo secretário das Cidades de Pernambuco, André de Paula; secretário de Articulação das Relações Institucionais da Prefeitura do Recife, Fred Oliveira; deputado estadual Tony Gel; pelo conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Leonardo Acioly e pelo economista Henrique Leite. “Natural de Caruaru, filho de Dona Maria Gomes de Sá e Artur Antônio da Silva, primogêmito de quatro irmãos, Braga Sá desde cedo aprendeu que a política é um excelente instrumento de transformação e de oferta de melhores condições de vida aos seus concidadãos”, disse o vereador.

 

Ele citou que, na juventude, Braga Sá, “sem maiores questionamentos, escolheu a profissão que sintetiza a luta pela justiça. Como advogado, exerce o seu mister sempre com um olhar focado no desenvolvimento de sua terra natal e do Estado de Pernambuco. Sua visão clarividente da política o impeliu a militar no antigo MDB. Somando-se a grandes nomes de Caruaru e região, participou ativamente da luta pela redemocratização do País”. Presidente do Caxangá Ágape por quatro mandatos, diretor da ong Movimento Pró-Criança e atual presidente do Grupo de Executivos do Recife (Gere), foi recentemente homenageado pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco, com a medalha Desembargador Joaquim Nunes Machado, no grau de Comendador; recebeu ainda a medalha de honra ao mérito da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, além da medalha Frei Caneca, do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco. É casado com a médica Carmem Maciel Braga e tem dois filhos: o procurador federal Bruno César Braga e o arquiteto Arthur André Sá.

 

Após o discurso, o vereador fez a entrega de uma placa em bronze ao homenageado, em que diz que a Câmara Municipal do Recife se sente honrada com o evento. Em seguida, o coral do Movimento Pró-Criança, entidade que o advogado dirige, fez apresentações. Braga Sá, durante sua trajetória profissional, sempre esteve presente nos grandes acontecimentos do Estado. Colaborou nos governos de Eraldo Gueiros Leite, Moura Cavalcanti, Roberto Magalhães, Marco Maciel e de Joaquim Francisco. Procurador da Assembleia Legislativa, deu sua contribuição ao fortalecimento do Poder Legislativo.

 

Braga Sá havia preparado um discurso técnico, de 21 páginas, falando do atual momento político e econômico e se situando enquanto profissional nesta realidade. Porém, ao ver o plenário lotado, com amigos e familiares, resolveu dispensar o texto. Lembrou que esta foi a terceira fez que recebeu homenagens da Câmara Municipal do Recife. “Já ocupei esta tribuna há 11 anos, quando recebi o Título de Cidadão Recifense, por iniciativa de Henrique Leite; no ano seguinte, voltei a este plenário. E, agora, retorno com esta homenagem prestada por Marco Menezes. Isso muito me envaidece”, afirmou. Fez um discurso emocionado, cheio de mensagens de gratidão aos amigos. “Hoje é dia de agradecer a todos que passaram pela minha vida e aqui vieram me prestigiar”. Citou o nome de praticamente todos os presentes, pessoas dos mais diversos setores da sociedade, relembrando episódios que os uniram.

 

Também falou da importância, para os dias atuais, da prática de ações com justiça social e elogiou o Movimento Pró-Criança. “Esse movimento foi fundado por Sebastião Barreto Campelo, que está com 87 anos, mas dá expediente todos os dias. Ele atende a mais de 1 mil crianças, com direito a alimentação, atividades e dignidade”, Em seguida, pediu que Sebastião, presente na solenidade, fosse aplaudido de pé. Braga Sá citou diversas frases sobre a importância de agir bem, de viver plenamente, de não sufocar “o eu interior” e alertou para a passagem do tempo. Finalizou lembrando a letra da música “Quando eu me chamar saudade”, de Nelson Cavaquinho, citando a letra da canção, que diz: “Sei que amanhã quando eu morrer/ Os meus amigos vão dizer que eu tinha um bom coração/ Alguns até hão de chorar e querer me homenagear/ Fazendo de ouro um violão mas depois que o tempo passar/ Sei que ninguém vai se lembrar que eu fui embora/ Por isso é que eu penso assim se alguém quiser fazer por mim/ Que faça agora”.

 

Em 26.11.2015, às 12h50.