Caboclinhos recebem homenagem na Câmara do Recife

Para registrar o Dia Municipal do Caboclinho e da Tribo de Índio, pela passagem do dia 19 de abril, Dia do Índio, preservando e valorizando a cultura de nosso povo, o vereador Almir Fernando (PCdoB) realizou no plenário da Câmara do Recife, na tarde desta sexta-feira (20), homenagem com entrega de placas comemorativas. Eles são Patrimônio Artístico e Cultural do Recife, conforme lei de autoria do vereador.

Segundo Almir Fernando, a data representa uma grande vitória em relação ao reconhecimento do registro da memória da cultura popular  - considerado Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Essas agremiações contam a glória dos seus antepassados, além de realizar trabalho social em diversos bairros e em outros municípios, durante todo o ano, com crianças, adolescentes, jovens e adultos, proporcionando a inclusão social por meio da cultura e da arte.

A cerimônia serviu também para homenagear as Campeãs e vice dos Caboclinhos e das Tribos de Índios, do Grupo Especial e do Grupo 1, do concurso de agremiações de 2018. Diversos diretores e presidentes de agremiações fizeram parte da mesa na solenidade. As tribos de índios são originárias da Paraíba e se incorporaram ao carnaval de Recife, e às vezes se confundem com os caboclinhos. As tribos de índios no grupo especial a campeã foi Índios Tabajaras, de Goiana, vice a Tribo Indígena Orubá, também de Goiana. E no grupo 1, a campeã Tribo de Índio Tupi Nambá, e vice Índio Canindé Brasileiro, de Itaquitinga.

Jeferson Roberto, presidente Caboclinho Carijós de Recife, ressaltou a importância de não deixar esta chama e essência se apagarem. Disse que era o momento de todos se unirem para não deixar a cultura de raiz morrer. “Hoje e dia de festa, as matas estão em festa porque os caboclos e tribos estão o ano todo nas ruas, nos becos e comunidades junto ao povo”.

Cidiclei Simões, presidente da Tribo Tupinambá, agradeceu ao vereador pela homenagem e belíssimo trabalho que vem fazendo pela cultura. Para ele, a festa deveria ser nas ruas porque a cultura precisa de espaço. “Essa festa já foi na Casa da Cultura e é preciso levá-la de volta para as ruas”.

Eduardo Vasconcelos, representante da Secretaria de Cultura de Recife, exaltou a criação do Dia Municipal de Tribos e Caboclinhos e aproveitou a oportunidade para parabenizar o vereador pela homenagem à cultura. Lembrou que existem cerca de 15 modalidades de tribos e caboclinhos que fazem parte da vida da cidade. “Espero que no próximo anos a gente consiga levar esta festa para a rua”.

Luciano Moura, representando Secretaria de Cultura do Estado, disse que era louvável a atitude do vereador em criar a data tão especial para homenagear essas manifestações culturais. Disse que passamos por dias difíceis na política, mas que eram os fazedores de cultura que reagem e pedem democracia, liberdade e igualdade social.

Em 21.04.2018 às 16h54.

Ações