Cachimbo de água tem venda proibida para crianças e adolescentes

Por iniciativa de um projeto da vereadora Aimée Carvalho (PSB), desde 2018 é proibido no Recife a venda do cachimbo de água egípcio para crianças e adolescentes com menos de 18 anos. Também conhecido como narguilé, o cachimbo foi alvo da lei nº 18.464/2018, sancionada pelo Poder Executivo. Com a nova regra, os estabelecimentos que comercializam o produto deverão solicitar aos consumidores documentos de comprovação de maioridade.

Os locais de venda deverão também fixar, em local visível, uma placa de aviso informando sobre a proibição. A confecção do cartaz vai ficar por conta do próprio estabelecimento.

No texto de justificativa à proposta que deu origem à nova lei, Aimée Carvalho faz um alerta aos riscos do uso do narguilé. “Apesar de ser considerado modismo entre os mais novos, o narguilé é considerado um grande vilão quando o assunto é alimentar o vício do tabaco. Uma pesquisa britânica afirma que o narguilé é muito mais prejudicial à saúde que o cigarro. O estudo do Tobacco Control Collaborating Centre afirmou que as pessoas que fumam narguilé podem sofrer com os altos níveis de monóxido de carbono.”

Em 25.01.2019, às 9h46