Calçadas do Recife será tema de audiência pública

O vereador Jayme Asfora (PMDB) destacou na tribuna da Casa de José Mariano a audiência pública que promoverá no próximo dia primeiro de setembro sobre a situação, responsabilização e soluções compartilhadas das calçadas do Recife. Antes de ser aprovado em plenário, na tarde desta terça-feira, 1º, o requerimento de sua autoria que propôs a audiência, o parlamentar ressaltou o assunto e recebeu apoio de outros vereadores a respeito do tema.

Segundo Jayme Asfora  estudos mostram que uma parte considerável da população se desloca a pé. “Dois terços dos recifenses usam as calçadas para se locomover. O urbanista Francisco Cunha afirma que a calçada é o primeiro degrau para a cidadania”.   O vereador também chamou a atenção para a falta de harmonização desses espaços, visto que a legislação vigente estabelece que os cuidados devem  partir dos proprietários dos imóveis.

“A falta de padronização das calçadas se apresenta como uma dificuldade a mais para quem precisa utilizar os espaços públicos. Sem estímulos do poder público, o proprietário não faz”, lamentou. O parlamentar citou então o chamado “índice de caminhabilidade”, que tem relação direta com a qualidade de vida da população, “A cidade de Nova York é a que apresenta o maior índice de caminhabilidade do mundo”.

O vereador Ivan Moraes (PSOL) prestou apoio às considerações de Jayme Asfora, lembrando que utiliza bicicleta para se locomover e costuma caminhar muito diariamente. “A maior parte das pessoas anda nas calçadas  e apenas 20% têm carros. A situação das calçadas é difícil para todos, sobretudo para quem tem algum tipo de deficiência”. Ele destacou ainda o quanto é importante que as calçadas sirvam às pessoas. “Rua cheia de gente, é rua segura”.

A opinião foi compartilhada por Romero Albuquerque (PP) que ressaltou o site solicitarecife.com.br. “Recebemos através desta plataforma muitas demandas da população: 80% dizem respeito à segurança e 10% reclamam das calçadas”.  O vereador Almir Fernando (PCdoB) parabenizou Jayme Asfora pela iniciativa e relatou calçadas com problemas no bairro de Casa Amarela. “Precisamos copiar bons exemplos, nem precisamos ir a Nova York. Em Florianópolis as calçadas são bem estruturadas. Mas quero citar também a importância das faixas de pedestres”.

 

Em 01.08.2017, às 18h19