Câmara antecipa homenagens ao Dia da Mulher

Para homenagear as mulheres e comemorar o Dia Internacional da Mulher, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) realizou reunião solene no Plenário da Câmara do Recife. A solenidade para as mulheres foi presidida pelo vereador André Régis (PSDB). Para ele, o mundo delas encanta, mas a maioria ainda sofre violência, inclusive amparada pela lei. “Em muitos países, disfarçado sob o manto do legal e do cultural, mulheres não podem estudar, nem sair às ruas com o rosto descoberto. E são privadas de direitos mínimos”.

Aimée Carvalho acentuou que há esforço continuado para diminuir e quem sabe um dia acabar com a violência, o preconceito e a desvalorização praticada contra as mulheres. “No decorrer da história tivemos mulheres magníficas, heroínas, admiradas por suas coragens e renúncias. Hoje quero esquecer a violência, os maus-tratos e mortes, porque tenho a esperança e confio que a justiça prevalecerá um dia”.

A vereadora escolheu a promotora de Cidadania da Pessoa Idosa, Luciana Maciel, para representar todas as mulheres. Luciana disse que a questão da mulher sempre a preocupou, mesmo antes da existência da Lei Maria da Penha. “Na promotoria tive contato com a violência  diária praticada contra as mulheres. Fiscalizamos abrigos de idosos e neles sintomaticamente a maioria dos abrigados é de mulheres, muitas vezes abandonadas. Aprendi com meus pais que homens e mulheres são iguais e esse aprendizado sigo em minha vida e em meu trabalho”.

A vereadora Vera Lopes (PPS) também homenageou uma mulher. Escolheu a líder comunitária Maria Ferraz, a quem ela apelidou de carrapeta, em virtude de sua vitalidade e capacidade de ajudar a comunidade,  aos 88 anos de idade. “Essa senhora tem uma história de lutas que simboliza a luta de todas as mulheres que trabalham três jornadas por dia e ainda é desrespeitada em muitas ocasiões”. Maria Ferraz agradeceu declamando uma poesia para as mulheres.

A secretária da Mulher de Pernambuco, Silvia Cordeiro, lembrou que a comemoração do Dia Internacional da Mulher é um marco histórico, porque foi da luta das mulheres que surgiu a data comemorativa, as leis e órgãos que buscam proteger a mulher. “É um marco de compreensão da sociedade em reconhecer a mulher. Um dia para lembrar à sociedade que construiu a desigualdade que não podemos continuar assim”. Carlos Guerra, Procurador Geral de Justiça do Ministério Público, parabenizou as mulheres lembrando que fazem a diferença no país.

 

Em 04/03/2015 às 17h27