Câmara aplaude os 15 anos do transporte complementar na capital

Reconhecer os 15 anos de contribuições do Serviço de Transporte Complementar de Passageiros (STCP) aos cidadãos do Recife. Foi com esse motivo que o vereador Davi Muniz (PATRI) apresentou à Casa de José Mariano o requerimento nº 5.481/2018, que concede voto de aplauso aos profissionais que compõem esse sistema fundado em 2003. O parlamentar subiu à tribuna da Câmara nesta segunda-feira (19), para tratar do assunto – e defender a renovação permissionária do transporte complementar na capital pernambucana.

Atualmente, existem 18 Linhas Alimentadoras do STCP, que beneficiam de forma gratuita 40 comunidades, e sete Linhas Interbairros, que realizam deslocamentos entre as áreas suburbanas do Recife. Em seu discurso, Davi Muniz recuperou as dificuldades e conquistas do serviço, e ressaltou sua importância para a população. “Eles foram crescendo e sendo reconhecidos pelos estores. O serviço está aprovado pelo povo recifense – pelo povo que usa. São 90 mil passageiros transportados por dia: 30 mil no transporte gratuito e 60 mil no interbairro. Não há dúvidas de que esse transporte vai se perpetuar na cidade, por sua qualidade e desempenho.”

Diversos vereadores se alinharam para parabenizar ao STCP pelos 15 anos de funcionamento. O primeiro deles, o vereador Almir Fernando (PCdoB), pediu a ampliação desse tipo de transporte. “As comunidades estão precisando, principalmente das linhas alimentadoras. Muitas comunidades estão sofrendo.”

Permissionário do serviço, o vereador Junior Bocão (PSDB) também falou sobre o desenvolvimento do STCP. “A gente começou em um terreno cheio de mato. Sobrevivemos e somos referência para o País. Tenho a maior honra de ter sido presidente do sindicato.”

Por sua vez, o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) destacou os desafios superados pelos permissionários. “Os amarelinhos foram questionados, mas a grande prestação de serviço fez com que houvesse um recuo. O transporte complementar, e isso é fato, foi aprovado pelo povo.”

Ao fazer seu aparte, o vereador Aerto Luna (PRP) sugeriu uma integração maior do transporte complementar com outros modais. “O transporte complementar hoje não é mais um experimento. É uma realidade. A linha alimentadora deveria servir não só aos ônibus, mas alimentar também o metrô.”

Presidente da Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara do Recife, o vereador Gilberto Alves (PSD) desejou vida longa ao STCP. “Também faço voto de que ele seja perpetuado e qualificado. Nós, que estamos na Comissão, faremos sim o debate com o coração aberto e com o olhar de que o transporte complementar presta um serviço importante.”

Por fim, o vereador Hélio Guabiraba (PRTB) elogiou a atuação de Davi Muniz em prol do serviço demonstrou apoio a sua renovação. “Hoje, os ônibus complementares foram renovados no Recife porque Vossa Excelência discutiu da forma correta para que entendessem que aquilo era o melhor para o Recife. Conte comigo.”

registrado em: junior bocao