Câmara aprova contas da Saúde da Prefeitura

A Casa de José Mariano promoveu uma audiência pública nesta sexta-feira (31), na sede do Poder Legislativo, para analisar as contas da Secretaria Municipal de Saúde relativas ao terceiro quadrimestre de 2018. O evento foi conduzido pelo presidente da Comissão de Saúde da Câmara do Recife, Rogério de Lucca(PSL), que aprovou a prestação de contas apresentada pela Prefeitura.

A audiência de balanço dos gastos em saúde é uma determinação da Lei Complementar 141, de 2012. A cada quadrimestre, os gestores da Saúde devem submeter ao Poder Legislativo dados relativos à alocação de recursos e ao cumprimento de metas no setor. Na pauta principal, está a aplicação de um mínimo de 15% da arrecadação de impostos em Saúde – objetivo cumprido no ano passado pelo Recife, que alcançou a taxa de 20,49%.

Rogério de Lucca se disse satisfeito com os resultados levados pela Prefeitura. Ele ressaltou as reformas realizadas no ano passado em unidades de saúde. “Vimos que a sociedade apresenta avanço na saúde. O dinheiro está sendo aplicado de um modo correto e vimos que cada recurso foi alocado para a atividade determinada. Isso dá um grande alívio para que se melhore cada vez mais a atenção, principalmente básica, à área de saúde.”

O secretário de saúde foi representado na ocasião pela diretora-executiva de Regulação, Média e Alta Complexidade da Saúde, Eliane Germano. Já os dados do terceiro quadrimestre de 2018 foram expostos, por meio de uma apresentação digital, pela diretora-executiva de planejamento e orçamento da pasta, Laura Araújo.

“Conseguimos cumprir as metas de 2018 e ficamos felizes com o que apresentamos aqui. O ano de 2018, assim como deve ser 2019, foi um ano em que tivemos que trabalhar muito porque as condições financeiras do Recife e do Brasil estão passando por uma fase muito complicada”, disse Eliane Germano. “Ir atrás de recursos, utilizar adequadamente o pouco que temos, definir a prioridade para os mais carentes é o que está na meta da gente para melhorarmos a saúde da população.”

A diretora-executiva de Regulação deu destaque às ações relativas à ampliação da rede de atenção básica, ao controle dos vetores de arboviroses – enfermidades como dengue, chicungunha e zika – e à atuação do Hospital da Mulher. “O hospital está evoluindo e hoje é um grande hospital, que trabalha com mais de 550 partos por mês.”

Concurso - Atualmente, o Recife conta com uma cobertura de atendimento em saúde da família de 58% da população. Já a saúde bucal possui uma cobertura de 37%. Mas já há um concurso da Secretaria em vista para este ano que prevê vagas em diversos cargos. “O concurso já foi assinado, o contrato com a empresa está garantido. A empresa neste momento esta trabalha na finalização do edital para que, ainda neste mês ou no mais tardar em julho, coloquemos o edital para a população participar”, informou Eliane Germano.

Em 31.05.2019, às 16h39

registrado em: rogerio de lucca