Câmara aprova criação de Frente Parlamentar em Defesa dos Animais
Romero Albuquerque ressaltou a necessidade de abordar, na nova Frente, demandas da causa animal que envolvem a atuação do Poder Público. “Essa frente discute um tema importantíssimo, que é a defesa dos animais na cidade do Recife hoje. Precisamos discutir temas como a proibição dos veículos de tração animal. Também vamos discutir a questão do Hospital Veterinário público. Hoje a sociedade não tem serviços públicos para esses animais. Não existe um órgão que fiscalize maus tratos.”
Diversos parlamentares saudaram a iniciativa de Romero Albuquerque, a exemplo do vereador Wanderson Florêncio (PSC). “Há muito tempo a gente abraça esse tema junto com as causas ambientais. Parabenizo a iniciativa de Vossa Excelência e faço solicitação para fazer parte da Frente. Esse é um compromisso ético. Estamos falando de seres que não têm direito à voz.”
A vereadora Michele Collins (PP) também se colocou à disposição para contribuir. “Não que a Casa não defendesse a causa animal, mas na Legislatura passada não tínhamos esse espaço específico. Quero te parabenizar e dizer que pode contar com o nosso mandato. Vossa Excelência tem sido um braço forte e ajuda aos animais aqui no Recife.”
Também ligado à luta pelos direitos dos animais, o vereador Ricardo Cruz (PPS) ressaltou a necessidade de unir forças. “A causa animal tomou uma proporção muito grande. É uma causa que merece atenção. Os animais estão na rua sofrendo e não temos recursos e estrutura. Vamos estar juntos, unidos, e vamos a essa luta em prol daqueles que não tem voz.”
O vereador Almir Fernando (PCdoB) lembrou suas iniciativas na área e também mencionou a necessidade de regulamentar a lei que proíbe a circulação de veículos de tração animal. “Também quero me engajar nessa luta. Estou à disposição para ajudar. Estou junto com Vossa Excelência para acabar definitivamente com o transporte de carroças dando oportunidades para as pessoas que trabalham com isso.”
A necessidade de atuação do Poder Público foi frisada no plenário pelo vereador Rinaldo Júnior (PRB). “Subi à tribuna desta Casa diversas vezes para falar sobre o Hospital Veterinário, que não sai do papel. Também está assim a lei que proíbe a tração animal. Se essa Frente começar fiscalizando essas duas questões faço questão de estar nela. O nosso dever é esse.”
Segundo a líder do governo na Câmara, a vereadora Aline Mariano (PMDB), o Hospital Veterinário já se encontra finalizado. “Estamos em um momento excelente para participar dessa Frente Parlamentar de Defesa dos Animais. O Hospital Veterinário já está concluído, falta apenas o processo licitatório de contratação de pessoal e medicamentos. Essa unidade abrirá as portas ainda em 2017. É algo inovador e que nunca existiu na cidade do Recife e que certamente servirá de referência para outros Estados do país.”
Ao realizar seu aparte, o vereador Aerto Luna (PRP) considerou a criação da Frente um avanço. “A Frente Parlamentar se aprofunda no debate aqui na Casa não só nas comissões, mas também com a sociedade civil. Ao trazer esse tema de tanta relevância, Vossa Excelência faz com que a Câmara dê um grande passo. Também me coloco à disposição para participar.”
Em 29.05.2017, às 17h32