Câmara aprova criação do Dia do Advogado Trabalhista no município

A Câmara do Recife aprovou, em primeira discussão, um projeto de lei que visa criar o Dia do Advogado Trabalhista no município. Caso venha a ser sancionada, a comemoração será realizada no dia 20 de junho de cada ano. Autor do projeto, o vereador Jayme Asfora (PMDB) subiu à tribuna para discutir o assunto.

De acordo com o parlamentar, a escolha da data foi uma sugestão da Associação dos Advogados Trabalhistas (ATP) de Pernambuco. “Na data de 20 de junho foi fundada a primeira associação da advocacia trabalhista, a Associação Carioca de Advogados Trabalhistas, em 1963. Por esse motivo, acatamos a sugestão.”

Para Jayme Asfora, os advogados trabalhistas merecem a data comemorativa por sua relevância e pela concentração da atividade na capital. “Muitas categorias têm um dia, e isso é importante, sobretudo, se elas são relevantes socialmente, historicamente, profissionalmente. A advocacia tem o seu dia em 11 de agosto. O procurador do estado tem um dia, o procurador municipal também. Aqui no Recife, temos uma associação de advogados trabalhistas que existe há mais de 40 anos e que está conseguindo efetivamente representar os advogados com altivez, independência e trabalho, além de sintonia com a OAB. Já há um dia estadual da advocacia trabalhista.”

O parlamentar afirmou ainda que a data servirá para colocar em pauta temas importantes para a categoria. “Por Recife sediar mais de 20 varas do trabalho e o movimento do trabalho estar sobretudo no Recife, e por sofrerem tanto os advogados no dia a dia para exercerem com dignidade sua atividade, o Recife precisa ter um dia do advogado trabalhista. No ano que vem, poderemos ter uma data não só para celebrar essa importante função – que é privada, mas tem interesse público –, como também poderemos denunciar o que está errado e criticar o que precisa ser melhorado.”

Em 03.10.2017, às 16h49