Câmara aprova Passe Livre para alunos do Prouni Recife

Os vereadores da Câmara de Recife aprovaram o projeto de lei do Executivo, 57/2017, que propõe gratuidade de passagens de ônibus para cerca de 1.270 alunos do Prouni Recife – estudantes universitários que recebem bolsa da PCR. Embora aprovado hoje, 11, uma emenda de autoria do vereador Rinaldo Júnior (PRB), que já havia sido rejeitada em todas as Comissões da Casa, foi também rejeitada no plenário. A emenda propunha a ampliação da gratuidade do Passe Livre, em número de 10 passagens, por mês, durante os meses do seguro desemprego, para desempregados da cidade.

O autor da emenda disse que o Passe Livre para o Prouni era louvável, mas estava propondo que fosse extensivo aos desempregados. Segundo ele, as pessoas sem emprego não teriam dinheiro para sair de casa e procurar emprego, e que sempre defendeu a bandeira dos trabalhadores. “Durante 11 meses Recife só conseguiu ter um mês positivo de empregabilidade. O impacto financeiro da gratuidade para estudantes será de R$ 1,5 milhão/ano, e para desempregados seria de R$ 2 milhões/ano. Todas as Comissões elogiaram  a proposta, mas prevaleceu a letra fria da lei”.

O vereador Carlos Gueiros (PSB) disse que o assunto era de interesse de todos os vereadores, no entanto, lembrou que o desemprego não existe apenas em Recife, mas no Estado e no país, em virtude da imensa recessão que vivemos. “É preciso olhar por essas pessoas para que possam procurar emprego, mas estamos de mãos atadas porque estamos sujeitos à lei, visto que não cabe ao parlamento criar despesas para a Prefeitura".

Jayme Asfora (PMDB) disse que estava feliz em ver aprovado o Passe Livre para estudantes universitários que recebem bolsa e não teriam condições de pagar passagem. Lembrou que quando foi secretário Municipal de Juventude trabalhou pela criação do Prouni, que hoje atende 1.270 alunos e começou com 500. “O nosso programa é melhor que o federal que paga apenas meia mensalidade. A bolsa do Recife é integral. A gratuidade vai ajudar mais ainda”.

Em 11.12.2017 às 17h10.