Câmara aprova Passe Livre para alunos do Prouni Recife
O autor da emenda disse que o Passe Livre para o Prouni era louvável, mas estava propondo que fosse extensivo aos desempregados. Segundo ele, as pessoas sem emprego não teriam dinheiro para sair de casa e procurar emprego, e que sempre defendeu a bandeira dos trabalhadores. “Durante 11 meses Recife só conseguiu ter um mês positivo de empregabilidade. O impacto financeiro da gratuidade para estudantes será de R$ 1,5 milhão/ano, e para desempregados seria de R$ 2 milhões/ano. Todas as Comissões elogiaram a proposta, mas prevaleceu a letra fria da lei”.
O vereador Carlos Gueiros (PSB) disse que o assunto era de interesse de todos os vereadores, no entanto, lembrou que o desemprego não existe apenas em Recife, mas no Estado e no país, em virtude da imensa recessão que vivemos. “É preciso olhar por essas pessoas para que possam procurar emprego, mas estamos de mãos atadas porque estamos sujeitos à lei, visto que não cabe ao parlamento criar despesas para a Prefeitura".
Jayme Asfora (PMDB) disse que estava feliz em ver aprovado o Passe Livre para estudantes universitários que recebem bolsa e não teriam condições de pagar passagem. Lembrou que quando foi secretário Municipal de Juventude trabalhou pela criação do Prouni, que hoje atende 1.270 alunos e começou com 500. “O nosso programa é melhor que o federal que paga apenas meia mensalidade. A bolsa do Recife é integral. A gratuidade vai ajudar mais ainda”.
Em 11.12.2017 às 17h10.