Câmara aprova Programa de Saúde Bucal nas escolas

Foi aprovado, na reunião plenária desta segunda-feira, 19, o projeto de lei que institui o Programa de Saúde Bucal na rede municipal de ensino do Recife. A proposta estabelece uma avaliação semestral da saúde bucal dos alunos e a escovação dentária após as refeições. O autor da matéria, vereador André Régis (PSDB), defendeu a proposta antes da votação em plenário. “Nas nossas fiscalizações nos deparamos com uma situação de tragédia. As crianças, ainda no ensino fundamental, estão com os dentes cariados. Observamos que o problema é universal nas escolas, em 100% das classes têm crianças com cáries e isso vai causar um dano insuperável às crianças, pois altera não só a saúde como a estima delas”.

O vereador destacou ainda que a falta de higiene bucal é um problema sério de saúde pública. “Gastamos milhões com saúde pública porque as crianças não tiveram a escovação diária dos dentes. São crianças vulneráveis que não tem o apoio devido das famílias e é papel da Casa fazer uma lei para que a prefeitura faça o que deveria fazer. Qualquer gasto com esse programa será inferior ao gasto futuro, sem falar no dano ao ser humano que cresceu sem o cuidado. Esse projeto vai ao encontro da nossa obrigação institucional de proteção às crianças”.

O projeto recebeu parecer pela aprovação das comissões de Educação e de Saúde. O presidente da Comissão de Saúde, vereador Rogério de Lucca (PSL), lembrou de um programa realizado no período em que foi secretário de Saúde do Recife e destacou que como médico e cirurgião sabe a importância da escovação. “Não tinha como não aprovar o projeto. A campanha deveria ser uma atitude espontânea do Executivo, pois a saúde da criança está em primeiro lugar e a instituição desse programa só vai trazer o bem para a população do Recife”. No final do debate, os pareceres foram aprovados em plenário.

Em 19.10, às 18h18