Câmara aprova projeto que altera regras do transporte complementar

O Serviço de Transporte Complementar de Passageiros do Município do Recife (STCP) vai passar a funcionar com novas regras. As mudanças foram introduzidas pelo projeto de lei de autoria do Poder Executivo nº 23/2019, aprovado em primeira e segunda discussões nesta terça-feira (3), na Câmara Municipal. Antes da votação, o tema foi levado à tribuna do plenário pelo vereador Davi Muniz (PATRI).

As novidades incluem a exigência de regularização dos permissionários junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e a barreira de quatro anos de fabricação para os veículos que ingressam na frota do serviço. Os permissionários que estiverem rodando com veículos com mais de seis anos de fabricação na data de publicação da nova lei deverão substitui-los até 2021.

“Esse transporte significa, para mim, o melhor transporte da cidade do Recife. Eu o vi nascer. Mas eu queria expor a minha indignação sobre o que ainda temos passado. No Grande Recife, infelizmente temos pessoas que não nos dão o direito de trabalhar sossegados. Chegam para impor um valor para pagar alimentadoras que não dá. Passamos constrangimento, mas esse é um transporte que veio para ficar e que o povo do Recife quer”, disse Davi Muniz em seu discurso, para um plenário cheio de representantes da categoria.

Permissionário do transporte complementar, o vereador Junior Bocão (PSDB) falou sobre es esforços pela melhoria do sistema. “Temos trabalhado para que o transporte seja a cada dia melhor. O povo da cidade do Recife está ganhando muito. Vamos renovar 100% da frota e todos os carros terão ar-condicionado. Essa luta não termina agora, daqui a pouco estaremos na briga por outras melhorias.”

Em um aparte, o vereador Rinaldo Junior (sem partido) louvou o impacto social do transporte complementar. “A função social dos senhores é de suma importância. Os senhores são responsáveis por, todos os dias, transportar os menos favorecidos que moram nos morros, onde não sobe o transporte coletivo. Esses senhores têm a função social de dar às famílias um mínimo de transporte decente.”

O vereador Hélio Guabiraba (sem partido) também falou sobre a importância do transporte para as áreas mais desassistidas do Recife. “Moro na Guabiraba e conheço a história do transporte coletivo. Naquela época, passavam na lama. Sou testemunha, vereador Davi Muniz, da sua primeira ação no gabinete da Mobilidade em prol dessa categoria. Quero te parabenizar por ter tomado para si essa luta. Essa categoria é um privilégio para as comunidades.”

Em 03.09.2019, às 18h04

registrado em: davi muniz