Câmara aprova voto de repúdio a parlamentar gaúcha

A Câmara do Recife aprovou nesta quarta-feira (24) um requerimento de autoria do vereador Romero Albuquerque (PP) que pedia voto de repúdio à vereadora Eleanora Broilo (PMDB), do município gaúcho de Farroupilha. Em um debate sobre corrupção realizado na última segunda-feira (22), a parlamentar afirmou que “nordestinos sabem muito bem se unir, sim, para roubar.”

Romero Albuquerque levou o assunto à tribuna da Casa de José Mariano, onde caracterizou as palavras de Eleanora Broilo como “discurso de ódio.” “Eu solicito esse voto de repúdio pedindo à Comissão de Ética do município que abra um processo contra a vereadora, solicitando a cassação de seu mandato para que possamos impedir que discursos como esse aconteçam na nossa sociedade. Também solicitei aos vereadores do PMDB que enviem um ofício ao presidente do partido para que expulse essa vereadora.”

Em um aparte, o vereador Romerinho Jatobá (PROS) comentou que, apesar de ainda existirem casos de preconceito, o povo nordestino tem orgulho de sua região. “Tenho certeza que o povo de Farroupilha não compactua com o pensamento dessa vereadora. Todos nesta Casta e neste Estado tem muito orgulho de ser nordestino, pernambucano, recifense.”

A vereadora Michele Collins (PP) lamentou que os comentários discutidos tenham partido de uma parlamentar. “É lastimável ver uma representante do povo incitar o preconceito. O que denomina o que essa vereadora fez é a xenofobia. Não sou nordestina, mas meu coração é. Sei da força e da garra desse povo.”

Wanderson Florêncio (PSC) citou nomes importantes da cultura nordestina que ajudaram a formar a identidade cultural brasileira, como Jorge Amado e Rui Barbosa. “Foram tantos os nordestinos que deram esse espírito de união ao povo brasileiro. Essa vereadora, além de se retratar, tem que ser vista com olhos de desprezo. Ela não conhece a força dos nordestinos e o amor que os nordestinos têm pelo Brasil.”

Ex-presidente da seccional pernambucana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), o vereador Jayme Asfora (PMDB) afirmou que a instituição se movimenta para tratar do assunto. “A OAB de Pernambuco já tomou providências jurídicas quanto a essa vereadora. Eu advogo que, assim como ela, todos os que estão envolvidos na Lava Jato sejam expulsos do PMDB. Mas acho melhor que esta Casa tome uma posição de repúdio suprapartidária.”

O vereador Renato Antunes (PSC) criticou a retratação feita por Eleanora Broilo após a repercussão de seu pronunciamento. “Ela mencionou que o povo nordestino merece respeito – mas por seu sofrimento. Aquela terra bonita não merece uma representante como essa. Ela tocou num povo que é, sim, sofredor, mas é vitorioso, e do qual eu me orgulho muito.”

Em 24.05.2017, às 17h36