Câmara celebra 90 anos da Igreja Batista da Capunga

Louvor e música, além do plenário e galerias lotados por autoridades de vários segmentos, marcaram a reunião solene proposta pelo vereador Luiz Eustáquio (PT) em homenagem aos 90 anos da Igreja Batista da Capunga. Na tribuna da Câmara, na manhã desta quinta-feira, 18, o parlamentar destacou o legado da instituição para o Recife. “É uma história admirável de respeito e de compromisso com a fé, sempre firme na sua posição de servir ao Senhor”.

Integrante da bancada evangélica na Casa, o vereador Luiz Eustáquio fez um resgate histórico da fundação da Igreja em 19 de abril de 1923, por um grupo de irmãos batistas, e destacou o trabalho realizado por vários pastores. “Aquela pequena igreja comprometida com os princípios bíblicos e com a propagação dos ensinamentos cristãos, acolheu como líder o pastor José Munguba Sobrinho que com seu talento e idealismo conduziu seu rebanho e desenvolveu as atividades da igreja de maneira rápida e eficiente, projetando o trabalho da instituição para o cenário evangélico batista nacional, como uma referência religiosa”.

O parlamentar entregou placas comemorativasa representantes da Igreja, entre eles o pastor emérito José Almeida Guimarães e o 1º vice-presidente Wagner Andrade. “Essa Casa tem a honra de poder homenagear esta igreja, que chega jovem aos 90 anos. Que ela cresça e brilhe ainda mais como a luz do Senhor Jesus”, ressaltou Eustáquio.Vereadores presentes à reunião receberam um certificado da instituição como forma de gratidão pela solenidade.

Presidente da Igreja Batista da Capunga, o pastor Ney Silva Ladeia falou da dificuldade em elaborar o discurso de agradecimento. “Sinto-meabençoado pela existência dessa Igreja, por sua história e pelo legado que tenho recebido. O dilema reside entre a necessidade de falar por ela e de falar sobre ela”. Ao relatar momentos importantes da instituição, reforçou que ela chegou ao século XXI com mensagem, princípios e valorespreservados, além de alcançar todas as faixas etárias de forma inclusiva, a exemplo do trabalho com surdos.

Ney Silva também lembrou o surgimento do legislativo municipal, em 1710, quando foi instalada a Vila do Recife. “Aqui direitos, justiça e valores foram defendidos ao longo desses mais de 300 anos. Aqui está presente a sociedade recifense”. E destacou a gratidão da comunidade pelos vereadores, em especial pelo autor da homenagem, Luiz Eustáquio. “A atuação parlamentar deste homem público e servo de Deus tem se destacado por seu compromisso com o apoio a pessoas carentes, com o resgate de vidas destruídas e com o permanente alerta à sociedade quanto aos problemas trazidos por mazelas como as drogas”.

Diácono e 1º vice-presidente da Convenção Batista Brasileira, Carlos Lincoln Araújo, disse que a Igreja da Capunga, com 2.000 missionários no País e 800 espalhados pelo mundo, é parte da historia do povo batista no Brasil e sempre foi uma igreja de vanguarda. “No fim da década de 50, os batistas viviam um momento peculiar no País. Em Pernambuco, começou a campanha “Cristo, a única esperança” onde as igrejas se reuniam. Este movimento começou na Capunga e foi a maior campanha de evangelização do Brasil”.

A solenidade, que contou com a participação do coral da Igreja Batista da Capunga, foi presidida por Eduardo Marques (PTB) e teve a presença dos vereadores André Ferreira (PMDB), Carlos Gueiros (PTB), Irmã Aimeé (PSB) eMichele Collins (PP).

 

Em 18.04.13, às 13h10.