Câmara celebra os 20 anos da Folha de Pernambuco
Em seu discurso na tribuna, Wanderson Florêncio recuperou as duas décadas de história do jornal, da sua criação à adaptação às plataformas digitais. “A Casa do povo do Recife não poderia deixar de enaltecer a história e a contribuição da Folha de Pernambuco para nossa sociedade. Fundada em 3 de abril de 1998, a Folha tornou-se rapidamente o maior sucesso editorial dos últimos anos no Estado. Considerado um verdadeiro fenômeno, superou a marca de 50 mil exemplares vendidos diariamente ainda em seu primeiro ano de existência. Inicialmente, as páginas policiais foram sua grande marca. Com o passar do tempo, o jornal foi incorporado o dia a dia dos pernambucanos, ganhando nova modelagem.”
O vereador fez questão, ainda, de destacar os valores jornalísticos que afirmou serem seguidos pela empresa. “Ser fidedigno porta voz da narrativa do seu tempo talvez seja o grande desafio para quem faz o jornalismo e as comunicações. Agregado a esse ideal, além da credibilidade e da relevância do informar, a Folha de Pernambuco é referência em profissionalismo, imparcialidade, espírito democrático e qualidade, sem arredar de suas características pernambucanas e regionais.”
Wanderson Florêncio entregou um certificado comemorativo ao presidente do grupo EQM – que controla a Folha de Pernambuco –, Eduardo Monteiro. O momento foi seguido da apresentação musical de um quarteto de cordas.
Eduardo Monteiro falou sobre a importância dos fundadores do jornal e de seu pai, Armando Monteiro, para o desenvolvimento da Folha. Ele lembrou momentos importantes da história da empresa e teceu perspectivas para o setor jornalístico. “Esse gesto da Câmara Municipal certifica uma luta que não foi fácil. É uma história de superação. Eu lembro quando Eduardo Moraes foi ao Paraná para encontrar uma máquina em 1997 para iniciar um jornal de três, quatro mil tiragens. Ele voltou e nossos sonhos foram se elevando. Começamos a ver um jornal mais popular, colorido, fotográfico. O impresso certifica notícia. Já o portal é o presente e o futuro. Há uma mudança de hábito, mas o impresso será sempre importante. Na era das redes sociais, você só pode confiar na notícia que tem credibilidade. A radiodifusão, por sua vez, é um instrumento de cidadania. Já o portal é o presente e o futuro.”
A solenidade foi conduzida pelo presidente da Câmara do Recife, o vereador Eduardo Marques (PSB). Também compuseram a mesa do evento o vice-governador de Pernambuco, Raul Henry, o secretário de relações institucionais da Prefeitura, Fred Oliveira, e o diretor-executivo da Folha de Pernambuco, Paulo Pugliesi.
Em 22.05.2018, às 11h55