Câmara comemora Dia Municipal do Samba

Criado através de um projeto de lei do vereador Múcio Magalhães (PT), aprovado e transformado em lei, a 17.824/2012, o Dia do Samba, 2 de dezembro, foi comemorado na Câmara do Recife, na tarde desta terça-feira 4, em grande estilo e com muito samba embalado por integrantes da bateria da Gigante do Samba. Nada mais apropriado para a primeira comemoração. O vereador destacou as origens históricas do samba e a certeza dos pesquisadores de que o samba nasceu no nordeste e veio dos índios e não dos africanos e muito menos do Rio de Janeiro como querem alguns.

Múcio Magalhães espera que este seja um primeiro passo de muitos que serão dados pelo poder público para reverenciar e promover o samba pernambucano, seus compositores, cantores, músicos e escolas de samba. “Segundo o musicólogo Bernardo Alves o samba não é de origem negra, mas brasilíndia, e o samba não é carioca, mas sim nordestino. Ele cita documentos em que em 1837 uma pessoa cantava e tocava samba no Recife, mas de acordo com a história oficial o samba nasceu no Rio de Janeiro 1917. Também Sílvio Salema, pesquisador da música dos índios, é favorável à tese da origem indígena do samba. Etimologicamente a palavra samba é ameríndia e já existia antes da vinda dos africanos para o país”.

De acordo com Múcio Magalhães pesquisas indicam que os índios Fulni-ô  têm em suas tradições mais antigas, o samba de coco, e os Xocó,  o coco sambado.  Na língua Tupi samba quer dizer dança de roda. “Independente da polêmica, o samba está incorporado em nossa cultura e precisa de espaços, além do carnaval. O Dia do Samba é um primeiro passo”.

O sambista Belo X agradeceu a homenagem em nome de todos os sambistas, compositores e escolas de samba do Recife. “Agradeço a lei que criou o Dia do Samba. Tenho a sensação do dever cumprido com o samba. Trabalhei para tornar o samba minha alma. Contei com o apoio dos sambistas nessa estrada. O samba venceu e chegou  à sociedade. Passei por muitas escolas e carreguei comigo esta bandeira, a do samba. E agora faz parte do calendário da cidade”.

 

Em 04.12.2012, às 18h02.