Câmara concede prêmio Fernando Figueira

Vinte e cinco personalidades da área de saúde, notadamente médicos, foram escolhidas pelos vereadores para receberem o prêmio “Mérito de Saúde Professor Fernando Figueira”. O prêmio foi criado em 2012, através do projeto de lei de autoria do vereador Gilberto Alves (PTN). A comenda reverencia o médico, pesquisador e professor, Fernando Jorge Simão dos Santos Figueira, que teve a vida inteira dedicada à medicina e seu ensino. Ao todo foram 25 homenageados na tarde desta quinta-feira 4, na Câmara do Recife.

O prêmio foi apresentado por Eden Pereira, diretora de Comunicação da Casa. Ela citou algumas das realizações do médico Fernando Figueira, que dá nome à comenda. Entre as realizações dele estão a criação da fundação de saúde Amaury de Medeiros (Fusam), o Laboratório Central de Pernambuco (Lacen), o Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam),  e o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope). Tem mais.  Ainda criou, na década de 1960, o Instituto Materno Infantil de Pernambuco ( Imip).

Em seguida os vereadores foram chamados um a um, em ordem alfabética, junto com os homenageados para entregarem a medalha. Também foi lido breve curriculum de cada um deles. O presidente da Casa, vereador Vivente André Gomes (PSB), recebeu a homenagem das mãos do colega vereador Eduardo Marques (PTB). Entre os agraciados estava a enfermeira obstetra e parteira, Dona Prazeres, de 76 anos de idade e que ao longo de mais de 50 anos de profissão realizou mais de 5 mil partos, sem nenhum óbito. Ela recebeu o prêmio da vereadora Isabella de Roldão (PDT).

O médico Fernando Morais falou em nome de todos os agraciados. Ele disse que era mais difícil agradecer o prêmio em nome de todos os que exercem o ofício do que exercer a profissão. “Tivemos um ano difícil onde fomos injuriados além de alguns momentos aonde nossa integridade foi abalada pelo programa federal Mais Médicos. Por integridade quero me referir àquele médico capaz de diagnosticar, prever tratamentos e acolher o paciente. Não podemos fazer isso por momentos. Mas tenho certeza de que todos os agraciados aqui presentes têm integridade, nesse sentido que dei. Fernando Figueira é um exemplo de médico a ser seguido”.

Vicente André Gomes disse que entendia como médico e vereador que essa homenagem tinha colocação diferente. “Conheço as dificuldades de exercer a profissão mesmo com a tecnologia de hoje. A medicina continua sendo algo de profundo conhecimento para ser exercida. Sinto-me orgulhoso de receber a Medalha. Foi o projeto de Gilberto Alves que permitiu essa construção no reconhecimento dessa Casa aos médicos”.

 

Em 04/12/2104  às 17h17