Câmara concede Título de Cidadão a Ricardo Moreira

A concessão do Título de Cidadão do Recife ao fisioterapeuta respiratório Ricardo José Moreira Cavalcanti foi proposta pelo ex-vereador Romildo Gomes, na legislatura passada, e foi entregue na tarde desta sexta-feira 23, na Câmara do Recife. Diploma e medalha foram entregues pelo vereador Eduardo Marques, que representou o autor da proposta e leu o discurso por ele enviado. “Represento o meu amigo e ex-vereador desta Casa, por nove legislaturas, onde foi presidente, primeiro secretário, líder de governo entre muitos outros cargos com orgulho e honra”.

No discurso lido por Eduardo Marques, o ex-vereador ressalta as qualidades do fisioterapeuta nascido em Alagoas, mas, como ele gosta de dizer, concebido em Olinda e morador desde sempre do Recife. “Logo que nasceu veio para Olinda, onde cresceu e depois  se mudou para Recife, bairro das Graças. Antes disso morou alguns anos no Rio de Janeiro. Hoje entregamos o Título de Cidadão a alguém que podemos chamar de vivencialista no sentido de viver a vida, demonstrando todo seu amor às pessoas. Sendo imortal também nas Academias de Artes e Letras de Pernambuco e Artes, Letras e Ciências de Olinda. Ricardo Moreira  é um homem de múltiplos conhecimentos e por isso merecedor desta honraria”.

O homenageado distribuiu um discurso impresso onde contou toda sua trajetória, desde sua concepção até os dias de hoje, para contextualizar seu amor e dedicação pelo Recife. Lembrou passagens de sua adolescência na cidade, a aprovação no vestibular da UFPE, em Fisioterapia, onde fez toda sua formação. Mas foi em 1981 que iniciou suas atividades em fisioterapia respiratória em uma clínica particular. “Fui o primeiro fisioterapeuta brasileiro a apresentar em Congresso Nacional trabalho sobre a importância dos aspectos psicológicos e infecciosos do paciente na terapia intensiva. Atuei também como professor convidado da UFPE no Departamento de Pneumologia de Medicina”.

Ricardo Moreira disse ainda que depois de tantas realizações profissionais, recebia hoje o Título de Cidadão, outorgado pela Câmara do Recife, que reconhecia assim, publicamente, a importância do trabalho dele. “Fiz e continuarei fazendo o meu caminhar calcado em um belo pensamento da madre Tereza de Calcutá que diz:  Veja você que no final das contas é você e Deus. Nunca foi entre você e as outras pessoas. Nunca se esqueçam que Deus sempre saberá as verdadeiras razões de suas ações e de suas intenções. Quero deixar minha eterna gratidão a todos que fazem a Casa de José Mariano”.

 

Em 23.05.13, às 18h25.