Câmara convoca eleição para nova mesa diretora
Múcio Magalhães abriu a sessão informando aos presentes sobre a reforma realizada no plenário, que começou em abril deste ano. Ele ressaltou que o novo plenário é um marco na história da Casa de José Mariano, condizente com a importância dela no cenário político do Estado e da cidade. “As galerias foram reformadas para dar mais conforto e segurança à população que acompanha as sessões. Temos luz natural, câmeras de vídeo em diversas posições, transmitindo on-line via internet os pronunciamentos e debates registrados. Novas instalações para a imprensa, painéis digitais eletrônicos para votação. Parabenizo o primeiro secretário, Augusto Carreras (PV), e toda a equipe pelo esforço feito para realização dessa reforma.”
Augusto Carreras ressaltou que o sistema implantado está em fase de teste e que no dia a dia será melhorado, mas no geral funcionou muito bem. No entanto, ele lembrou que serão necessárias mudanças para que os apartes aconteçam das bancadas e apenas pronunciamentos sejam feitos da tribuna. “Este é o primeiro plenário digital do Nordeste e que funciona através do controle de voz, além de permitir a votação da própria bancada. São 40 locais de votação no plenário e cinco na mesa. O painel eletrônico registra a presença dos vereadores e seu voto, quando a votação for aberta”.
Diversos parlamentares usaram seus microfones, em suas cadeiras, para parabenizar a mesa pela reforma feita. Mas a sessão não parou por aí. Também foram realizadas votações de requerimentos e projetos. Um deles extra-pauta tratava da convocação da eleição da mesa diretora. O vereador Carlos Gueiros (PTB), solicitou à mesa a leitura do conteúdo do projeto e discordou da redação dada. Gueiros disse que o projeto determina a eleição no terceiro biênio do segundo semestre do último ano. Segundo ele, a votação poderia ocorrer em agosto e ele pediu para que constasse que a eleição se dê em novembro. A sugestão foi aceita.
Em 08.11.2010, às 19h05.