Câmara cria Comissão Especial para Fiscalizar o Tráfego na Zona Sul do Recife

Na tarde desta quarta-feira, 28, foi aprovado por unanimidade no plenário da Câmara do Recife, o requerimento de número 694/ 2018, de autoria do vereador Marco Aurélio (PRTB), que cria a Comissão Especial Interpartidária com a Finalidade de Fiscalizar, in loco, o Tráfego da Zona Sul do Recife, especificamente na área que compreende os bairros do Pina e Brasília Teimosa. A comissão foi formada por cinco membros e atuará em conjunto com a Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Casa. A princípio, a primeira visita do colegiado seria nesta sexta-feira, mas foi reagendada para a próxima segunda-feira, dia 05, às 6h30 da manhã. O ponto de encontro será em frente à Padaria Diplomata, no bairro do Pina.

Antes da votação do requerimento,  o vereador Marco Aurélio conduziu um amplo debate sobre o tema. Expôs a atual situação do trânsito na Avenida Antônio de Góes, no Pina,  após a implantação da Faixa Azul, ressaltando que busca uma solução conjunta  para os moradores que transitam naquele bairro.  Disse ter consciência das dificuldades causada pelos grandes congestionamentos e reafirmou  que não é contra a  via exclusiva para ônibus, pois funciona bem em outras partes da cidade.  “Não sou o  dono da verdade, mas o povo do Recife está aqui representado. A solução passará por aqui e, se solucionarmos, a vitória será do  povo, porque é um problema que afeta  toda a cidade”.

O parlamentar salientou ainda que  as pessoas têm pressa de verem uma saída para o problema e que não podem esperar 40, 50 ou  60 dias para que se tome uma atitude. “Percebo que o melhor é suspender o que está acontecendo até se encontrar uma solução. Mas o debate não pode ser de uma ideia só”. Outro ponto que ele fez questão de frisar é que a questão reúne  cada vez mais vereadores sensíveis ao problema. Durante o debate, o vereador Rodrigo Coutinho (SD) que é membro da Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana,  afirmou que a Comissão de Planejamento Urbano e Obras, que ele preside, também vai se incorporar aos trabalhos.

A Comissão Especial  Interpartidária com a Finalidade de Fiscalizar o Tráfego na Zona Sul do Recife,  será  formada pelos vereadores: Marco Aurélio, Gilberto Alves (PSD), Wanderson Florêncio (PSC), Rinaldo Júnior (PRB) e Aerto Luna (PRP).  Ao anunciar a formação, também foi destacado, pelo vereador Chico Kiko (PP) que “nada impede que mais vereadores acompanhem os trabalhos”.

O líder do Governo na Casa, vereador Eriberto Rafael (PTC), afirmou que a atitude de Marco Aurélio é salutar, porque a fiscalização é um dos papéis do Legislativo. “Gostaria de informar  que os presidentes das Comissões de Acessibilidade e Mobilidade Urbana  e de Planejamento  Urbano e Obras já procuraram a CTTU para vir à Casa e mostrar as intervenções que estão sendo feitas e que já foram feitas, para que possam ser discutidas aqui”.

Ao garantir o seu apoio  aos trabalhos, o vereador André Régis (PSDB) disse que a questão tomou, literalmente, às ruas. “Esse assunto é tão importante que toda a cidade está comentando. Antes, o  morador da Zona  Norte ouvia do morador da Zona Sul,  “como você pode viver lá?”, se referindo às dificuldades do trânsito. Hoje, disse o parlamentar, a situação  difícil se estendeu também para a outra região.  “É inconcebível  que a Zona Sul fique parada por medidas tomadas naquela área”. Ele sugeriu  ampliar o debate e trazer à Câmara especialistas das universidades e  não apenas da CTTU.

O vereador Ricardo Cruz (PPS) também se dispôs a apoiar a Comissão Especial Interpartidária. Ele é morador do Pina há muitos anos  e afirmou acompanhar  as dificuldades no trânsito local, principalmente, nos horários da manhã e da tarde. “Sugiro que se retire o canteiro central da ponte que afunila as pistas, para aumentar o espaço, realocando os postes do canteiro  na lateral da via”.

Outro parlamentar a discutir a questão foi o vereador Ivan Moraes (PSOL) que  afirmou o caráter salutar do debate na busca de soluções para a mobilidade urbana do Recife. “Pesquisas mostram que 30% da população se locomovem de carros e ocupam a maior parte da pista. Tenho acompanhado a sua luta, Marco Aurélio,   para resolver o trânsito naquele espaço, mas a gente não pode acreditar que a rua foi feita  apenas para carros. A rua foi feita para se locomover de ônibus, metrô, a pé e de bicicleta – o que gera uma mudança importante, que impacta na mobilidade, na segurança e na saúde das pessoas”.

 

Em 28.02.2018, às 18h04 / Atualizada em 01.03.2018, às 19h14