Câmara cria Prêmio Mulher Mérito de Direitos Humanos

Foi aprovado na Câmara Municipal, em discussão única, o projeto de resolução nº 14/2017, de autoria da vereadora Aimée Carvalho (PSB), que institui o Prêmio Mulher Mérito de Direitos Humanos. “O trabalho em defesa dos direitos das mulheres começou há muito tempo no Recife, mas, infelizmente, temos esbarrado em um ponto significativo: a história está sendo construída e escrita muitas vezes sem o devido reconhecimento delas que se dedicam a tantas causas nobres”.

De acordo com a parlamentar, é de grande importância o reconhecimento da necessidade da participação da mulher em todos os âmbitos da sociedade. “Há 70 anos foi eleita a primeira vereadora da cidade do Recife, Júlia Santiago da Conceição, um importante acontecimento que marcou nossa historia, sendo uma figura feminina que carrega representatividade. Posteriormente, o município só elegeu uma mulher 25 anos depois, a vereadora Almira Botelho. A terceira, Edna Costa, só foi eleita em 1982”.

A premiação será conferida a dez categorias relacionadas à promoção e defesa dos Direitos Humanos. Serão elas: Garantia dos Direitos da População em Situação de Rua; Enfrentamento da Pobreza e Acesso aos Direitos Econômicos; Enfrentamento da Violência de Gênero; Segurança Pública; Erradicação do Trabalho Escravo; Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente; Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa; Garantia dos Direitos das Mulheres; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e Garantia dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A entrega será feita anualmente, na Semana da Mulher, no mês de março

Em 11/09/2017, às 17h18