Câmara dá início às atividades do 6º Parlamento Jovem

O 6º Parlamento Jovem – ação que dá a 39 jovens a oportunidade de vivenciar a atividade parlamentar dentro da Câmara do Recife – teve início na tarde desta terça-feira (20) através de uma reunião preparatória realizada na Casa de José Mariano. Na ocasião, houve um debate com o vereador Wanderson Florêncio (PSBD), autor do requerimento responsável pela organização do biênio 2015-2016 da iniciativa.

“Neste momento de descrédito da política, em que ela é tão maltratada, a gente tem que chamar a juventude para trazer uma nova energia, novos debates e temas importantes para a nossa cidade. Nós abrimos o biênio 2015-2016 do Parlamento Jovem com esse intuito de trazer boas ideias”, disse o vereador. Ele frisou que os participantes eleitos da iniciativa têm a possibilidade de sugerir projetos que, se adotados por um parlamentar da Casa, podem virar lei.

Wanderson Florêncio explicou que uma maior inclusão de segmentos importantes do município vai fazer a diferença na nova edição do Parlamento Jovem. “Neste Parlamento, nós ampliamos os segmentos de atuação. Além dos empresários, dos secundaristas, dos movimentos ambientais e culturais que já existiam, a gente abriu espaço para pessoas que vêm do processo de ressocialização. Pessoas com deficiências também vão ter um espaço garantido. A gente quer que haja uma discussão ampla, que todo o Parlamento Jovem do biênio 2015-2016 possa ter uma grande representatividade”. Durante a reunião, uma tradutora de libras tornou a discussão acessível aos participantes com deficiência auditiva.

Parlamentar Jovem por cinco mandatos consecutivos, a atual presidente do grupo, Priscila Prestes, também participou do evento e explicou o seu propósito. “A gente mostrou ao pessoal como vai funcionar a instalação do 6º Parlamento Jovem. É um primeiro momento de aproximação para conhecer os segmentos, os interessados em participar. Também vamos mostrar o que vai acontecer no dia 5 de novembro, que é o dia das eleições, e no dia 20 de novembro, que é o dia da posse”, explicou. Além da eleição e da posse, também está prevista a realização de um minicurso preparatório sobre como fazer um projeto de lei, marcado para o dia 6 de novembro.

A gerente de políticas públicas de juventude da Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional do Recife, Camila Barros, falou que o momento atual é propício para as discussões do Parlamento Jovem. “Em 2015, a gente teve a 3ª Conferência Municipal de Juventud  e estamos em um processo de construção do Plano Municipal de Juventude. Ele é um plano decenal que vai dar todas as diretrizes, metas e estratégias da gestão em torno da política de juventude no município. Esse plano deve vir para esta Casa no início de 2016 e para nós é muito importante que o Parlamento esteja acompanhando a efetivação desse marco legal”, refletiu.

Em 20.10.2015, às 17h31