Câmara divulga balanço de atividades no biênio 2013-2014

O presidente da Câmara Municipal do Recife, Vicente André Gomes (PSB), considera que o poder legislativo municipal obteve um grande avanço neste biênio 2013-2014, quando a Comissão Executiva colocou em prática questões de clamor popular, como a realização do concurso público e do voto aberto. “Todos os 39 vereadores estão de parabéns. Em resposta às ruas, votamos e aprovamos em curto espaço de tempo medidas importantes para dar mais transparência às ações do legislativo. Além do concurso e do voto aberto, viabilizamos a Corregedoria e a Ouvidoria. Demos um salto qualitativo e democrático ouvindo a população, mas ainda temos muitos desafios pela frente, porém, temos a convicção de que estamos no caminho certo,” ressaltou.

Vicente André Gomes também  considerou que as atividades legislativas foram igualmente  relevantes para o povo recifense. “As audiências públicas contaram com ampla participação popular e debateram temas que interferem na vida do povo recifense. As reuniões plenárias votaram projetos de lei importantes para o dia a dia da cidade e as Comissões Temáticas analisaram todas as propostas que tramitaram na Casa. Foram dois anos bastante produtivos para o legislativo municipal”, comemora.

O concurso público, realizado em 28 de setembro, foi o primeiro desde a Constituição de 1988 na Câmara Municipal. “Escolhemos a Fundação Getúlio Vargas, uma entidade idônea e conceituada. Instituímos ainda uma comissão formada por várias entidades, ou seja, todos os cuidados foram tomados para garantir a transparência no processo”, destacou.

NÚMEROS DO BIÊNIO 2013/ 2014 - Nos últimos dois anos os vereadores da  cidade do Recife elaboraram,   analisaram  e aprovaram em plenário 117 Projetos de Lei Ordinária. Foram aprovados também 79  Projetos  de Decreto Legislativo, 19 Projetos  de Resolução, além de  16.148  requerimentos. Em relação  aos Projetos de Lei do Executivo foram enviados para a Casa neste período  124. Destes, 118 foram aprovados,  dois retirados de pauta  pelo autor e quatro aguardam votação.

Foram realizadas na Câmara do Recife 143 audiências e reuniões públicas; 196 reuniões das Comissões Temáticas; 66 reuniões solenes destinadas a homenagear  pessoas e entidades que prestaram trabalhos relevantes à sociedade recifense. Foram  concedidos 38 Títulos de Cidadão e 20 medalhas do Mérito de José Mariano.

“ Os números mostram que, sem sombra de dúvida, foi feito um bom trabalho. O legislativo municipal  vivenciou  anos produtivos em  consonância com o que o Recife espera deste Poder”, afirmou o presidente.

Em 23.12.2014, às 15h40