Câmara do Recife celebra Dia Municipal do Forrozeiro

Poucos artistas representam tanto a cultura nordestina quanto os forrozeiros. No Recife, o calendário municipal possui um dia dedicado a eles – 12 de junho. Autor da lei que cria a data comemorativa, o vereador Almir Fernando (PCdoB) também foi o responsável pela iniciativa de um evento em homenagem ao Dia Municipal do Forrozeiro. A solenidade aconteceu na Câmara do Recife nesta quinta-feira (22).

Na ocasião, foram homenageados 23 grupos e personalidades ligados ao forró. Ao subir na tribuna da Casa de José Mariano, Almir Fernando explicou que o evento, que ocorreria no dia 12 de junho, precisou ser adiado por conta das fortes chuvas que caíram sobre o Recife. Esta é a quinta edição da reunião solene em alusão ao Dia do Forrozeiro realizada na Câmara.

Em seu discurso, Almir Fernando afirmou que a confraternização visou preservar a memória do forró. “O forró é genuinamente nordestino e existem várias versões como ele surgiu. Um dos o objetivos é homenagear baluartes: Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Trio Nordestino, Gonzaguinha. Estamos aqui sempre lembrando essas pessoas. Aproveitamos para congratular não só quem canta, mas também quem dança, quem divulga.”

Em seguida, o vereador entregou diplomas comemorativos a cada um dos homenageados. Diversos forrozeiros – Luizinho Serra, Banda de Pau e Corda, Forró 4 por 4 – se uniram para fazer uma celebração à obra de Luiz Gonzaga e outros artistas, como Alceu Valença.

Geraldinho Lins representou os colegas forrozeiros na tribuna com um discurso de agradecimento. Ele destacou a força cultural do forró. “A cultura é quem determina como a gente se comporta e vive. O forró traz toda essa carga sociológica e antropológica que Luiz Gonzaga anunciava através da música – e fazia a gente dançar. Fica aqui meu sentimento de gratidão diante de meus queridos amigos por esse Dia do Forrozeiro. Acordamos todos os dias como forrozeiros para pensar o que vamos fazer melhor hoje nas nossas carreiras.”

A cerimônia foi encerrada com a execução de Asa Branca, canção considerada o hino dos forrozeiros. O evento foi conduzido pelo presidente da Câmara do Recife, o vereador Eduardo Marques (PSB). “Toda proposição do vereador Almir Fernando enriquece a história da Câmara Municipal do Recife. Vossa Excelência está de parabéns e merece todos os aplausos do povo do Recife. Quero agradecer também a todos vocês pelas contribuições à cultura do Recife. Que essa alegria nunca falte para que o povo recifense continue sorrindo.”

 

Foram homenageados na solenidade:

Alexandre Albuquerque – radialista

Projeto Amigos dos Mercados (Luciano Oliveira)

Banda de Pau e Corda

Programa Cantos e Versos (Tony Oliveira e Marcos Passos)

Diego Cabral – cantor, compositor e forrozeiro

Blog Entrevista VIP (Aline Silva e Bianca Alves)

Forró 4 por 4

Mestre Gennaro – sanfoneiro

Geraldinho Lins – cantor, compositor e forrozeiro

Jô Mazzarolo – diretora de jornalismo da Rede Globo Nordeste

Johnny Bel – produtor e forrozeiro

Kaká Kantarelly – cantora e forrozeira

Maria Bizerra – divulgadora

Maria da Guia Medeiros – divulgadora

Paula Caíque – fotógrafa e divulgadora

Preto Joya – cantor e forrozeiro

Sérgio Leite – ex-deputado estadual

Thony Vaqueiro – cantor e forrozeiro

Companhia de Dança Valdeck Farias

Vânia Airam – cantora e forrozeira

Verônica Sanfoneira – cantora e forrozeira

Zé Mário Drums – músico, cantor e forrozeiro

Zélia Matos – empreendedora cultural

Em 22.08.2019, às 16h47