Câmara do Recife homenageia a FCAP

Para homenagear a Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP), unidade de ensino superior da Universidade de Pernambuco (UPE) que foi fundada há 55 anos, a Câmara Municipal do Recife realizou reunião solene, por iniciativa do vereador Marcos Menezes (DEM), na manhã desta sexta-feira, 25. A solenidade começou às 11 horas, com a execução do Hino Nacional e sob a presidência do vereador Eduardo Marques (PTB). O diretor da FCAP, Arandi Campelo, representou a instituição e foi encaminhado ao plenário por uma comissão formada pelos vereadores Jurandir Liberal (PT), presidente da Casa de José Mariano; Amaro Cipriano Maguari (PSB) e Aerto Luna (PRP). Esteve presente`o vereador Inácio Neto (PSB).

Em seu discurso de saudação, Marcos Menezes relatou a história da Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco.  Ele citou que a FCAP foi instituída pela Lei Estadual 2.622 de 30 de novembro de 1956 e iniciou suas atividades numa sala de aula do prédio da Universidade Católica de Pernambuco. Dois anos depois, disse o vereador, a faculdade passou a ocupar um antigo prédio da Escola Técnica Federal, situada na Avenida Conde da Boa Vista. Em 1974, finalmente ganhou sede própria na Avenida Abdias de Carvalho, na Madalena, onde está até hoje.

Marcos Menezes ressaltou que a instituição de ensino “já formou mais de 3.700 profissionais que hoje atuam com destaque tanto na administração pública quanto privada”. E citou diversos nomes que hoje estão atuando na área política, a exemplo do deputado federal Mendonça Filho e o seretário André Campos. O vereador assegurou que a FCAP, ao longo de sua existência, vem conquistando posição de destaque nacional entre os cursos de Administração do País. “Foi a única instituição pública estadual de ensino apontada na publicação "O que podemos aprender com os cursos 5A?", da editora Makron Books, sobre os 13 melhores cursos de Administração no Brasil, todos com Conceito 5A. E é também uma das poucas instituição de ensino superior da região a conseguir por 8 (oito) vezes concecutivas a avaliação do Ministério da Educação - MEC, conceito “A”. Assim como ter alcançado nota máxima “5” nas edições de 2006 e 2009 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que equivalem a nível de excelência.

 

O diretor da FCAP, Arandi Campelo, fez discurso  de agradecimento. “Na qualidade de diretor, agradeço sensibilizado esta homenagem prestada pela Câmara Municipal do Recife, foro de debates democráticos em defesa dos interesses do povo, mediante propositura do nobre vereador Marcos Menezes”. Ele também abordou um breve histórico da instituição e registrou que o primeiro diretor da FCAP foi Clélio Lemos e o primeiro vice, João Coutinho Cabral de Mello. Ambos,  disse ele, juntamente com Léucio Lemos, são considerados os fundadores da Faculdade de Ciências da Administração.

 

Arandi Campelo disse, ainda, que a Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco é um centro de produção científica e tecnológica, com reconhecida credibilidade vem todo o país. “Haja vista seu conceito de excelência outorgado  pelo MEC durante dez avaliações consecutivas em que obteve 8 conceitos “A” no antigo “provão” e mais duas avaliações de nível 5 no Enade, tem hoje sua imagem projetada internacionalmente, mercê de diversos convênios de intercâmbio mantidos com universidades estrangeiras”. E citou a Georgia State University, em Atlanta, nos Estados Unidos; Universidad de Alcalá de Henares (Barcelona, Espanha), Universidad Autônoma de Madrid, Universidad de Sevilla (Espanha), Instituto Politécnico da Guarda (Portugal), Facultat de Ciências Econômicas y Empresariales de La Universidad de Santiago (Chile), Universidad Católica de Lima (Peru).

 

 

Em 25.11.2011, às 11h45.