Câmara do Recife lembra Dia do Jovem

O Dia do Jovem, celebrado anualmente no dia 13 de abril, foi lembrado nesta quarta-feira (12) pela Câmara do Recife. O Legislativo municipal aprovou um requerimento da vereadora Ana Lúcia (PRB) que concede voto de aplauso à data. Na mesma ocasião, a parlamentar subiu à tribuna da Casa para discutir o assunto.

De acordo com Ana Lúcia, é preciso estabelecer ações que tragam oportunidades à juventude. “É importante falar do jovem na nossa cidade, porque cada dia mais eles têm sido golpeados pela ausência de políticas públicas voltadas para a juventude. Não precisamos ir muito longe para ver que temos uma grande parcela de jovens fora das escolas, sendo vítimas da violência. No ano passado, tivemos conhecimento por meio de uma CPI no Congresso de que o extermínio do jovem negro e pobre é uma questão de genocídio. É um grande desafio a construção de políticas de inclusão. Não temos políticas públicas voltadas para trazer aos jovens uma possibilidade de futuro.”

A vereadora ainda saudou os jovens presentes nas galerias do plenário da Câmara – muitos deles membros de grupos como o Projeto Força Jovem Universal, citado por Ana Lúcia. Ela ainda fez uma cobrança por ações específicas como a abertura das escolas nos fins de semana e a manutenção de praças e parques para atividades de lazer.

Em um aparte, o vereador Ivan Moraes (PSOL) também abordou a questão da violência contra jovens, citou o caso do jovem Edvaldo da Silva – morto na última terça-feira (12) após ser atingido por um tiro em Itambé – e pediu o cumprimento do Plano Municipal de Juventude. “A gente vive uma epidemia de violência. No nosso estado, mais de mil pessoas já morreram neste ano, em sua maioria jovens negros da periferia. Um caso exemplar foi o do jovem de Itambé assassinado enquanto protestava contra a violência. Muitas pessoas se referem À juventude e a adolescência como se fosse um problema, mas a juventude é uma grande oportunidade.”

Em 12.04.2017, às 16h33