Câmara do Recife realiza palestra sobre câncer de mama

No encerramento da programação de eventos do Outubro Rosa, a Câmara Municipal do Recife realizou na manhã desta quarta-feira, 4 de novembro, palestra aberta ao público sobre a prevenção ao câncer de mama. “Este é o câncer que tem uma das maiores incidências entre as mulheres. Somente para este ano estão sendo esperados 57.120 novos casos no Brasil. É a primeira causa de morte entre as brasileiras, com uma taxa de mortalidade de 12,10 óbitos em cada 100 mil mulheres. Isso é altíssimo”, alertou a médica Iana Costa, do Serviço de Saúde da Câmara.

A mesma palestra repete-se no turno da tarde, dessa vez com a enfermeira Iracy Karina. A impossibilidade de pauta durante o mês de outubro, no plenarinho, só permitiu que o evento ocorresse hoje.  A médica Iana Costa explicou o que é o câncer de mama e disse que os fatores de risco são diversos. Enumerou algumas como obesidade, sobrepeso, sedentarismo, dieta desequilibrada, consumo de bebida alcoólica, menarca precoce, menstruação tardia, nunca ter engravidado, não ter amamentado, uso de contraceptivo hormonal e histórico familiar. Também disse que os fatores de proteção são as práticas de atividades físicas, alimentação adequada e manter o peso.

Durante a apresentação, Iana Costa informou que a detecção precoce do câncer de mama é importante e que ele pode ser feito através do autoexame, do exame clínico e da mamografia. No autoexame, afirmou que a mulher pode realizá-lo deitada, no banho ou diante do espelho. “O autoexame é fácil e deve ser todos os meses. A mulher pode realizá-lo a partir do décimo dia do ciclo menstrual. Quem não menstrua, escolhe um dia e o repete todos os meses naquele mesmo dia”, afirmou, acrescentando que caso identifique alguma alteração, deve-se procurar um médico. “Se houve algum sinal de alerta,  serve para indicar que é preciso se procurar um médico”, recomendou. Os homens também podem fazer o autoexame, pois o câncer de mama não atinge somente as mulheres.

Ela apresentou três vídeos. No primeiro, a médica Maria Eduarda, do Instituto Nacional de Câncer (Inca), disse que “é possível reduzir as possibilidades do câncer  através de uma alimentação saudável e com exercícios”, afirmou, no vídeo. O segundo, do Instituto Se Toque, orientou como deve ser feito o autoexame. O terceiro, esclareceu sobre a mamografia. Esse exame, segundo o vídeo, é uma radiografia das mamas feita pelo mamógrafo, capaz de identificar as suspeitas. É indicado para rastreamentos (com finalidades de identificar alterações precoces) e diagnósticos (motivado por alterações para identificar se é benigno ou maligno).

 

Em 04.11.2015, às 11h.