Câmara em silêncio por José Mendonça

A reunião plenária desta segunda-feira, 25, começou com uma homenagem. Parlamentares fizeram um minuto de silêncio em memória do deputado federal José Mendonça, falecido ontem, aos 75 anos, vítima de uma infecção generalizada. Integrante do mesmo partido do deputado, o vereador Marcos Menezes (Dem) ficou responsável por lembrar um pouco da história do colega, na tribuna da Câmara do Recife. “Tenho uma missão ingrata neste momento de pesar, tristeza e reflexão. Pernambuco e o país acabam de perder um grande político. Gostaria, em nome de todos que fazem esta Casa, homenagear um homem que dedicou toda sua vida a trazer melhorias nas condições de vida para o povo pernambucano”.

Marcos Menezes lembrou que José Mendonça ocupou por três vezes o mandato de deputado estadual e que estava cumprindo o oitavo mandato na Câmara Federal. “Uma figura que teve uma passagem frenética em nosso estado. Polêmico, criou a União por Pernambuco, que mudou a geografia política em Pernambuco”.

Atendendo a um pedido do parlamentar, o presidente da Câmara, Jurandir Liberal (PT), encerrou a reunião logo após o pronunciamento do colega, para que os demais vereadores acompanhassem o velório de José Mendonça, na sede da Assembleia Legislativa do Estado. O enterro do deputado está marcado para amanhã no município de Belo Jardim. “José Mendonça foi um político de postura firme, coerente com as ideias que defendia”, declarou o presidente.

Além de José Mendonça, também foram homenageados com um minuto de silêncio a ex-deputada estadual, Dilma Lins, vítima de um infarto fulminante, no último dia 22, e o ex-vereador do município de Canhotinho, Valmir Macedo, que tem seu corpo velado hoje, no Recife.

Em 25.04.11, às 15h50.