Câmara homenageia 14 anos da Folha de Pernambuco

Para homenagear a passagem dos 14 anos de criação do Jornal Folha de Pernambuco, o vereador Gilberto Alves (PTN), propôs uma reunião solene na tarde de hoje (25), na Câmara do Recife. O parlamentar pediu licença para contar um pouco da história do grupo e da criação da Folha, jornal que segundo ele inaugurou uma nova página no mercado editorial do Estado.

Gilberto Alves frisou que o jornal surgiu da necessidade de um veículo que dialogasse com as classes C e D. “Dizia-se que o mercado editorial pernambucano não comportaria outro jornal, mas em 1997 a estabilidade econômica distribuiu renda e as tiragens de jornais começou a crescer. Foi um incentivo ao empresário Eduardo Monteiro, que criou o grupo para discutir a criação da Folha, feita por e para os pernambucanos”.

O vereador lembrou que o IVC em setembro de 1999 registrava a primeira colocação em vendas avulsas no Nordeste e a segunda em Pernambuco. Mais adiante ganhou o prêmio Top de Marketing da ADVB. Em seguida surgiu a Rádio Folha. “Celebrar os 14 anos da Folha significa celebrar também a boa prática do jornalismo”.

O empresário Eduardo Monteiro, presidente do grupo Folha, disse que esta não foi uma iniciativa individual e pessoal, mas obra de muitos. “Queríamos um jornal com perfil popular. Sabíamos que o mercado pedia uma publicação mais popular. Mostramos as mazelas que não chegavam à imprensa e despertou no recifense e pernambucano um fórum para debater problemas da população”.

Eduardo Monteiro informou que a Folha hoje vende 400 mil exemplares no total de 1 milhão. Fizemos a transição do perfil do jornal, criando um tablóide com os casos policiais. Continuamos o diálogo com as classes C e D, a classe média emergente, que hoje lê anúncio, consome. Temos 100 mil leitores nas classes A e B, onde o mais forte concorrente tem 150 mil. Nosso Portal tem 1,5 milhão de acessos mensais e chegamos a 96% dos municípios. Depois criamos a Rádio FM com grade de AM. “Esta homenagem nos anima a continuar”.

 

Em 25.04.2012, às 18h