Câmara homenageia centenário do Colégio Marista São Luís
A sessão solene no plenário da Câmara Municipal do Recife foi presidida pelo vereador Aerto Luna (PRP), que elogiou a iniciativa de Inácio Neto. “O Marista hoje é referência na nossa cidade. É uma honra para o Recife ter o colégio servindo de exemplo para nossas instituições de ensino”. Participaram da sessão solene e receberam placas comemorativas entregues pelo vereador Inácio Neto, o diretor do Colégio Marista São Luís, José Arthur Cardoso, o presidente da União Brasileira de Educação e Cultura, Wellington Medeiros, os funcionários da instituição, Severino Rafael, Francisco José Arraes e Geraldo Lopes, e representando as mães de alunos do colégio, Etelvina Maria Aires Cunha.
O Instituto Marista está presente em 80 países com cerca de 4.300 irmãos que contam com a colaboração de mais de 50 mil leigos no atendimento a 500 mil crianças, adolescentes, jovens e adultos. No Brasil, onde hoje há três províncias e um distrito, tudo começou em 1897, em Congonhas do Campo, Minas Gerais. No Recife, o Colégio Marista São Luís foi fundado em 1911. Atualmente, com 187 professores, educa seus cerca de 2.400 alunos segundo os princípios evangélicos do seu fundador, São Marcelino Champagnat.
O diretor do colégio destacou que a instituição de ensino prima pela educação integral e desenvolve em seus estudantes a sensibilidade estética, afetividade, dimensão comunitária e social e formação de valores humanos e cristãos. “A instituição educacional que forma e educa as novas gerações deve ter um repositório de experiências e competências que lhes garanta uma formação integral, humanística e cristã. As exigências da globalização nos encaminham para a dimensão do saber cuidar, com reverência e ética. Nesse cuidado, tem perseverado a comunidade educativa do Colégio Marista São Luis, daí sua permanência ao longo do tempo e a fidelidade demonstrada pelo povo recifense”, concluiu José Arthur Cardoso.